Os poderes legislativo e executivo de Campina Grande do Sul concederam ao subcomandante do 29º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, capitão Edilberto Mazon Filho, a maior honraria a uma autoridade: o título de Cidadão Honorário do município. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de sexta-feira (18) durante sessão solene na Câmara Municipal.
O capitão Mazon participou da cerimônia acompanhado pela família, amigos e companheiros de farda do batalhão e das seções administrativas da Corporação. Para Mazon, a homenagem eleva o nome da Polícia Militar do Paraná. “O CPF do capitão Mazon recebe essa condecoração, mas o verdadeiro motivo disso são os policiais, é o CNPJ da Polícia Militar no Paraná que é destacado nessa homenagem”, explanou.
Em seu discurso, Mazon relembrou dos desafios que enfrentou no início dos trabalhos no comando da 3ª Companhia da PM e revelou as estratégias adotadas para superar as dificuldades. “Quando assumi o comando os municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras sofriam com inúmeros roubos. Tínhamos somente duas viaturas para atender as duas cidades. Hoje a realidade é outra e chegamos em média a 30 viaturas durante as operações policiais. Minha estratégia inicial foi aplicar o policiamento ostensivo e fazer a Polícia ter uma identidade em Campina Grande do Sul e Quatro Barras. Conseguimos, tanto que as estatísticas atuais mostram uma redução de ocorrências em mais de 100% se comparado ao início de nossa gestão”, disse.

O capitão aproveitou para agradecer a parceria com o Poder Judiciário representado pela juíza Paula Priscila Candeo, que auxiliou o trabalho da Polícia Militar na expedição de mandados de prisão, bem como no enfrentamento aos casos de violência doméstica.
A proposição da honraria foi do vereador Venicio Ferreira (PSD). Ele ressaltou que a indicação foi merecida. “Esse título é um agradecimento em nome dos vereadores e do município pelo excelente trabalho prestado enquanto comandante da 3ª Companhia. Ele foi proposto em reconhecimento a todo trabalho desenvolvido não só pelo capitão, mas por toda a corporação em Campina Grande do Sul”.
O capitão Mazon deixou o comando da 3ª Companhia da PM, em Campina Grande do Sul, para assumir o subcomando do 29º BPM em Piraquara. O 2º tenente Martinelli é quem assume o cargo deixado por ele.
Biografia
Capitão Edilberto Mazon Filho nasceu em 31 de janeiro de 1983. Filho de Edilberto Mazon e Roseli Padilha. Neto de Edilene Ferreira Mazon, na qual tem um carinho muito especial. Concluiu o ensino médio no Colégio da Polícia Militar e graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Paraná (PUC) em 2010. Tem duas filhas, Maria Carolina Mazon e Maria Fernanda Mazon.
Mazon ingressou na PM como cadete em fevereiro de 2001 na Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Em dezembro de 2003 foi declarado aspirante a oficial e chegou ao posto de 2º tenente da Polícia Militar em fevereiro de 2007. Em outubro de 2010 foi promovido à função de 1º tenente, e em abril de 2017 como capitão da PM. Atuou no 17º BPM, Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, 22º Batalhão da Polícia Militar e o 29º Batalhão da Polícia Militar. Durante esse período realizou 33 cursos acrescentando para o currículo muito conhecimento voltados à gestão de segurança pública e capacitação, incluindo pós-graduação e mestrado. Mazon Recebeu inúmeras medalhas e condecorações.
Presenças
O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara, vereador Felipe Veiga, da prefeita Belenice Koffke Buff Rotini; da juíza Paula Priscila Candeo; do promotor de justiça Octacilio Sacerdote Filho; do padre José Messias de Almeida, do comandante interino do 29º BPM major Luiz Alexandre Murbach Soares; do ex-prefeito municipal Bihl Zanetti atualmente diretor comercial da Sanepar; do prefeito de Quatro Barras Loreno Tolardo; do prefeito eleito de Piraquara Marcus Tesserolli, além de autoridades locais, servidores municipais e vereadores.
