O cronograma de investimentos do Lote 2 das estradas do Paraná, que abrange trechos do Litoral, Curitiba, Campos Gerais e Norte Pioneiro, está avançando. Algumas das obras mais esperadas do contrato de concessão receberam a garantia de financiamento após a EPR Litoral Pioneiro confirmar nesta quarta-feira (29) um crédito de R$ 6,4 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com estes recursos, os projetos para duplicação de 350 quilômetros de rodovias e a construção de terceiras faixas na BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, devem começar ainda neste ano.
De acordo com a EPR Litoral Pioneiro, as obras devem aumentar em 66% a capacidade de transporte de cargas, além de reduzir o tempo de viagem nas estradas ampliadas em cerca de 20%, proporcionando mais segurança e eficiência ao sistema rodoviário do estado. “É um setor extremamente estratégico para o escoamento da produção brasileira, ligando regiões importantes ao Porto de Paranaguá. A eficiência está no centro deste contrato. Prova disso são as tarifas, que são 31% menores do que nos contratos anteriores”, afirmou José Carlos Cassaniga, diretor-presidente do Grupo EPR.
As obras precisam começar até o terceiro ano de concessão e têm prazo de entrega até o sétimo ano do contrato. No período, os trechos receberão cerca de R$ 8 bilhões em investimentos, dos quais uma parte será financiada pelo BNDES. Durante os 30 anos do contrato de concessão, está previsto o investimento de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação ao longo de 605 quilômetros de rodovias. O plano inclui 350 quilômetros de duplicações, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais, 73 quilômetros de ciclovias e 52 passarelas.
Nos primeiros anos, o foco estará nas duplicações e na implantação de faixas adicionais na BR-277, especialmente no trecho da Serra do Mar, considerado o mais impactante do lote. Dos 350 quilômetros a serem duplicados, o maior trecho será na PR-092, de Jaguariaíva a Santo Antônio da Platina, totalizando 123,8 quilômetros. Outros segmentos em duplicação incluem 75 quilômetros da BR-369 entre Cornélio Procópio e Jacarezinho, 59 quilômetros da PR-151 entre Piraí do Sul e Jaguariaíva e 14 quilômetros entre Paranaguá e Pontal do Paraná. Ainda estão previstas intervenções nas rodovias BR-153, PR-855, PR-092 e PR-239.
Na BR-277, o contrato garante a ampliação no trecho entre Curitiba e Paranaguá, com novas pistas ao longo de quase todo o percurso já duplicado. Serão construídos sete novos viadutos e realizadas duas correções de traçado para melhorar a segurança. A rodovia também receberá uma área de escape no km 46, em uma curva acentuada e descida íngreme, além de iluminação em 15 quilômetros de trecho de serra, entre os km 31,5 e km 46,5, abrangendo os dois sentidos.
As obras previstas no Lote 2 beneficiarão mais de 4 milhões de paranaenses, impactando a infraestrutura dos municípios de Andirá, Antonina, Arapoti, Bandeirantes, Cambará, Carambeí, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatiguá, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.
Em 2023, a EPR arrematou o Lote 2 das rodovias paranaenses em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O grupo também será responsável pelo Lote 6, que compreende estradas no Oeste e Sudoeste do Paraná. Esta concessão prevê investimentos de R$ 20 bilhões para 662 quilômetros de rodovias, incluindo a duplicação de 70% do trecho. A assinatura deste contrato está prevista para ocorrer ainda neste trimestre.