A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, na noite desta quarta-feira (30), uma solenidade no Plenário da Casa em comemoração ao Dia do Médico, celebrado anualmente no dia 18 de outubro. O evento homenageou os profissionais da área da saúde que se dedicam a prevenir, diagnosticar e tratar doenças, com a entrega de diplomas de menção honrosa em reconhecimento ao impacto positivo em todas as fases da vida dos cidadãos paranaenses.
A iniciativa foi proposta pelo deputado Ney Leprevost (União Brasil), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina. Ele destacou a relevância da homenagem: “Como coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, me sinto nessa obrigação extremamente prazerosa em reconhecer o trabalho desses profissionais, que muitas vezes são verdadeiros heróis, se dedicam a tratar os pacientes, às vezes até em condições muito difíceis. Aqueles que trabalham na rede pública sofrem às vezes com falta de medicamentos nas unidades de saúde, faltas de equipes, e os médicos do Paraná, tanto da saúde pública, quanto da saúde privada, têm se destacado nacionalmente pelo seu aprimoramento científico e pela sua competência. São médicos muito atualizados, os médicos do Paraná hoje são reconhecidos nacionalmente como os melhores médicos do Brasil”.
O presidente da Associação Médica do Paraná, doutor José Fernando Macedo, também expressou gratidão: “nesse Dia do Médico passa um filme na cabeça de todos nós e essa homenagem do deputado Ney Leprevost nos dá muita alegria. Esperamos que todos nós, médicos consigamos sempre manter o nível do atendimento médico sempre. O Sistema Único de Saúde é o sistema mais importante do mundo na sua concepção. Agora, falta dinheiro, falta investimento na saúde pública. A gente pede a Deus, que os nossos políticos entendam a necessidade de ter uma verba específica para a saúde do povo. Por isso que eu acho que esse dia, essa comemoração para nós é honrosa, é gratificante e, ao mesmo tempo, é preocupante do ponto de vista da saúde pública”.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM/PR), doutor Romualdo José Ribeiro Gama, enfatizou o reconhecimento: “para nós médicos, receber essa homenagem é uma retribuição à nossa prática do dia-a-dia. Eu falo que a gente às vezes abandona a família para tratar um paciente. Mas é uma retribuição que a Assembleia e a própria sociedade nos dá pelo carinho, pela dedicação, pelo estudo. Por isso, eu acho que é muito importante essa interação, uma retribuição pela nossa dedicação, pelo carinho que a gente tem com o nosso próximo. Eu acho a medicina do Paraná espetacular. A oftalmologia do Paraná é referência, o otorrino do Paraná é referência, a oftalmologia do Paraná é referência. Eu acho que o Paraná está à frente, está igual para igual a São Paulo, a Rio de Janeiro, a nossa medicina é uma medicina de ponta”.
De acordo com a Demografia Médica 2024, do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil possui 575.930 médicos ativos, proporcionando uma proporção de 2,81 médicos por mil habitantes, a maior já registrada no país. Este crescimento se deve à expansão do ensino médico e ao aumento da demanda por serviços de saúde, resultando em um incremento percentual de 339% nos últimos anos. No Paraná, observou-se um crescimento de 96% na quantidade de médicos desde 2011, passando de 18.972 para 37.144 profissionais. Isso elevou a densidade de médicos de 1,82 para 3,20 por mil habitantes. Em Curitiba, atuam 15.902 médicos, representando 43% do total do estado, enquanto 21.242 médicos exercem a profissão no interior. Atualmente, o Brasil conta com 389 escolas médicas.