WhatsApp
Facebook
Agosto Branco foca na prevenção do câncer de pulmão e tabagismo

A campanha Agosto Branco, iniciada nesta quinta-feira (1º), visa a conscientização sobre o câncer de pulmão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, as estimativas para o triênio de 2023 a 2025 apontam para 32.560 novos casos anuais de câncer de traqueia, brônquio e pulmão. No estado do Rio de Janeiro, a previsão é de três mil novos casos por ano, sendo 1.550 entre homens e 1.450 entre mulheres.

“A campanha é essencial para a gente fazer a conscientização sobre o câncer de pulmão, principais sinais e sintomas e, principalmente, sobre como preveni-lo. É uma doença extremamente prevenível”, afirmou o oncologista clínico do Inca, Luiz Henrique Araújo.

O oncologista destacou que a maioria dos casos desse tipo de câncer está relacionada ao uso de tabaco. Ele enfatizou a importância das campanhas antitabagismo para reduzir o risco de câncer de pulmão. Araújo recomendou que os fumantes procurem um médico, seja um clínico geral ou pneumologista, para discutir opções de tratamento e estratégias para cessar o hábito de fumar.

Para aqueles que fumam e têm entre 55 e 70 anos, é aconselhada uma tomografia anual de baixa dose do tórax, visando detectar lesões em estágios iniciais. “Isso tem reduzido bastante a mortalidade do câncer de pulmão”, alertou Luiz Henrique, em entrevista à Agência Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!