A quarta-feira, 24 de junho, foi marcada por temperaturas extremamente baixas em todo o Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), houve geada e registro de temperaturas negativas em sete municípios das regiões Oeste, Centro-Sul e Sul do estado, sendo a menor -3ºC, em General Carneiro, no Sul do Paraná.
“A manhã foi extremamente fria no Paraná, com muitos municípios no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste registrando a temperatura mais baixa do ano”, informou o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
A onda de frio que atingiu o estado é a mais intensa do ano e faz parte de uma massa de ar polar oriunda de um ciclone bomba registrado na terça-feira, 23 de junho, sobre o Atlântico Sul, a leste do Uruguai e da Argentina, ainda que distante da costa.
O resfriamento foi generalizado, afetando todas as regiões do Paraná. Até mesmo as áreas Leste e Norte registraram temperaturas abaixo de 10ºC. Houve geadas em locais onde os termômetros marcaram menos de zero grau, com as menores temperaturas do estado registradas nos seguintes municípios:
- General Carneiro: -3ºC
- Palmas: -2,9ºC
- Pato Branco: -1,3ºC
- Toledo: -1,3ºC
- Guarapuava: -0,9ºC
- Pinhão: -0,3ºC
- Entre Rios (Distrito de Guarapuava): -0,3ºC
Na Serra Catarinense, os termômetros chegaram a -9,2ºC em Bom Jardim da Serra, a menor temperatura registrada no País. Em vários municípios do Rio Grande do Sul também houve registros de temperaturas negativas, consolidando a região Sul como a mais fria do Brasil nesta quarta-feira.
Outros municípios do Paraná também registraram recordes de frio no ano. Confira as temperaturas mínimas em algumas cidades:
- Altônia: 4,7ºC
- Assis Chateabiand: 3,7ºC
- Capanema: 2,1ºC
- Cascavel: 0ºC
- Cruzeiro do Iguaçu: 2,8ºC
- Foz do Iguaçu: 2,7ºC
- Francisco Beltrão: 0,1ºC
- General Carneiro: -2,8ºC (Estação Simepar)
- Guarapuava: -1,2ºC
- Laranjeiras do Sul: 1,1ºC
- Palmas: -2,9ºC
- Palotina: 1,1ºC
- Pato Branco: -1,3ºC
- Pinhão: -1,3ºC
- Nova Prata do Iguaçu: 2,9ºC
- Santa Helena: 1,9ºC
- São Miguel do Iguaçu: 3,3ºC
- Toledo: -1,3ºC
- Ubiratã: 1,9ºC
- União da Vitória: 1,5ºC
Para o restante da quarta-feira, a previsão é de tempo frio e ausência de chuva na maior parte do estado. “Ainda haverá bastante nebulosidade e chuviscos ocasionais pela manhã em áreas como o Norte Pioneiro, alguns municípios dos Campos Gerais (divisa com São Paulo) e entre a Serra do Mar e o litoral”, explicou Jacóbsen.
Em Curitiba, a mínima registrada foi de 5,8ºC pela manhã. O céu ficou nublado nas primeiras horas do dia, mas o sol apareceu no período da tarde, quando a temperatura máxima prevista foi de 14ºC. Com a chegada da noite, as temperaturas voltam a cair.
“As temperaturas entrarão em forte declínio a partir do anoitecer, com recomendação para se preparar para o frio, especialmente durante o jogo do Brasil”, orientou Lizandro Jacóbsen.









