WhatsApp
Facebook
Novo Hospital Papa Francisco entra na reta final para inauguração em Pinhais

O município de Pinhais vive um novo e importante capítulo na saúde pública com a inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco, marcada para a próxima terça-feira (9) às 9h30. O novo equipamento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), integra o programa Avança Pinhais e está localizado na Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro da cidade. A unidade passa a oferecer atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e promete transformar a assistência à população, especialmente na área materno-infantil.

Antes mesmo da inauguração oficial, o hospital já iniciou suas operações com foco em urgências obstétricas e partos. O primeiro bebê a nascer na nova unidade foi Ravi Lucca, na última segunda-feira (1º), às 11h12, filho de Dayane Mara Campos e Isaac Sinomar, sob os cuidados da equipe liderada pelo médico Pablo Peres, coordenador do serviço de Ginecologia e Obstetrícia.

Novo Hospital Papa Francisco entra na reta final para inauguração em Pinhais
Semsa Visita Hospital 0212 3

Nesta semana, a unidade recebeu uma visita técnica com a presença da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, das deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak, além de secretários municipais. Durante a visita, as autoridades percorreram as instalações e destacaram a estrutura moderna e a importância regional do hospital.

Emocionada, a prefeita Rosa Maria celebrou os primeiros atendimentos realizados. “Já começamos a operacionalizar os serviços e os primeiros bebês nasceram aqui. É um marco histórico para a saúde de Pinhais e um novo tempo para a nossa população”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou que o hospital faz parte da política de ampliação e descentralização dos serviços de saúde no Paraná. “Trata-se de uma unidade moderna, planejada para acolher gestantes, recém-nascidos e pacientes adultos com qualidade, segurança e dignidade”, ressaltou.

A secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, explicou que o Hospital e Maternidade Papa Francisco passa a ser referência para a gestante no município. “É uma estrutura de porta aberta, preparada para atender qualquer intercorrência ou início de trabalho de parto. Gradativamente, ampliaremos outros serviços. Já contamos com UTI Neonatal e UTI Geral, atreladas ao atendimento de gestações de maior risco”, destacou.

Novo Hospital Papa Francisco entra na reta final para inauguração em Pinhais
Secretário Beto Prefeito, prefeita Rosa Maria, deputadas, secretária municipal de Saúde e demais autoridades durante visita técnica ao Hospital Papa Francisco

A estrutura do hospital conta com 90 leitos ao todo, sendo 20 leitos de UTI — metade para adultos e metade para neonatologia. A unidade dispõe ainda de Centro Cirúrgico completo, com salas obstétricas cirúrgicas e leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto-Socorro Obstétrico, ambulatório com diversas especialidades e estrutura para diagnóstico por imagem, incluindo tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.

As deputadas presentes também ressaltaram o impacto regional da obra. Marli Paulino destacou que, além de atender Pinhais, o hospital beneficiará municípios da Região Metropolitana. Já Márcia Huçulak reforçou o apoio do Governo do Estado para a consolidação do projeto, iniciado em gestões anteriores e agora entregue à população.

A história do primeiro nascimento também emocionou a equipe e os familiares. A mãe de Ravi Lucca, Dayane Mara Campos, celebrou o momento. “Depois de uma perda que tivemos no passado, hoje só temos motivos para agradecer. Nosso filho nasceu com todo o cuidado que sonhávamos”, contou.

A inauguração oficial do Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco acontece na próxima terça-feira (9), com a presença de autoridades municipais e estaduais, marcando um dos maiores avanços recentes da saúde pública em Pinhais.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook