O Programa de Resiliência Climática “Berço das Águas do Paraná”, desenvolvido pela Prefeitura de Piraquara, ganhou visibilidade global. O projeto foi um dos 29 selecionados em todo o Brasil pela Incubadora de Projetos Solução Natureza, uma iniciativa estratégica da Fundação Grupo Boticário com a rede global C40 Cities.
Esta seleção coloca Piraquara em destaque, ao lado de Curitiba e São José dos Pinhais, como um município-chave na agenda de sustentabilidade da Região Metropolitana.
A importância do projeto foi formalizada na terça-feira (5) quando o prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o apresentou para financiadores nacionais e internacionais no C40 World Mayors Summit – o maior encontro mundial sobre ação climática, no Rio de Janeiro.
O projeto piraquarense foca na implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para proteger recursos hídricos e conservar a Mata Atlântica. As intervenções propostas buscam resultados práticos, como prevenir alagamentos e requalificar os arredores das barragens.
A iniciativa mais ambiciosa é a criação de uma rede integrada de parques naturais. Essa rede conectará pontos vitais como o Parque das Águas, o Horto Municipal, o Parque Acará, a Barragem Piraquara II e um novo parque linear junto à linha férrea.
A Incubadora Solução Natureza visa exatamente conectar propostas urbanas viáveis a fontes de financiamento. O prefeito Marquinhos destacou que Piraquara utiliza a plataforma internacional para garantir o apoio necessário para transformar os planos em realidade.







