WhatsApp
Facebook
Paraná vai testar Bonde Digital, transporte elétrico inovador sem trilhos

O Paraná será pioneiro no Brasil ao testar um modelo inédito de transporte coletivo de alta tecnologia. Chamado de Bonde Digital Urbano (BUD), o veículo foi anunciado nesta quarta-feira (30) pelo governador Ratinho Júnior, por meio de suas redes sociais. O projeto, que está sendo desenvolvido de forma reservada pelo Governo do Estado através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), traz perspectivas de inovação no transporte público.

Fabricado na China, o Bonde Digital é 100% elétrico, possui três vagões com capacidade para até 400 passageiros e pode alcançar velocidades de até 70 km/h. A tecnologia que move o veículo, conhecida como Digital Rail Transit (DRT), utiliza indução magnética, dispensando trilhos físicos. O sistema é guiado por sensores instalados no asfalto, funcionando de forma semelhante a um metrô de superfície, mas sem os custos estruturais elevados.

Durante os 15 meses de testes, o Bonde Digital deve operar no trajeto entre o Terminal de Pinhais e o Terminal de São Roque, em Piraquara. De acordo com a fabricante chinesa CRRC Nanjing Puzhen, o veículo tem uma vida útil estimada de até 30 anos.

O presidente da Amep, Gilson Santos, definiu o veículo como um “trem urbano digital, elétrico e guiado magneticamente”. A apresentação oficial com mais detalhes sobre o projeto será feita pelo governador Ratinho Júnior nos próximos dias.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!