Após mais de dez dias de estabilidade nas condições do tempo no Paraná, o cenário deve mudar a partir desta quarta-feira (16), com a chegada de uma frente fria. De acordo com o Simepar, o amanhecer continuará gelado, com neblina nas regiões da metade Sul durante a madrugada e início da manhã, mas o avanço do sistema alterará as temperaturas nos próximos dias. “A partir da quarta teremos mudanças nas condições do tempo, visto que temos o deslocamento de uma frente fria que avança pelo Sul do país, chegando ao Paraná entre o final da tarde e a noite de quarta-feira”, explica Paulo Barbieri, meteorologista.
A previsão indica pancadas de chuva isoladas, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado. Na quinta-feira (17), a chuva se estenderá para outras áreas do Paraná, com maior intensidade nas regiões da metade Sul, onde existe a possibilidade de temporais com volumes acumulados mais significativos. Segundo o meteorologista, “após a chuva, o deslocamento desse sistema frontal para o oceano traz na sua retaguarda uma massa de ar frio que faz com que as temperaturas despenquem novamente em todas as regiões paranaenses”.
O impacto da frente fria será perceptível já na noite de quinta-feira (17) nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. A redução nos termômetros será acentuada: em Cascavel, por exemplo, as temperaturas variarão entre 15°C e 23°C na quarta-feira (16), mas cairão para entre 7°C e 16°C na quinta (17). Na sexta-feira (18), o amanhecer será marcado por frio intenso em todo o estado, com temperaturas próximas a zero em algumas localidades do Sul. Em Palmas, que terá mínimas de 9°C até quarta-feira (16), a temperatura mínima cairá para 3°C na noite de quinta-feira (17) e para apenas 1°C na manhã de sexta-feira (18). Guarapuava, com previsão de mínima de 10°C na quarta-feira, registrará 5°C durante a noite de quinta-feira (17) e apenas 2°C no amanhecer de sexta-feira (18).
“No decorrer do dia na sexta-feira, o sol predomina. A tarde terá temperaturas agradáveis nas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Estado, onde os termômetros ultrapassarão os 20°C. Já nas regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Leste, as temperaturas ficam mais ou menos em torno de 14°C e 15°C à tarde”, complementa Barbieri.
O Simepar, através de sua ampla estrutura composta por 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, monitora as condições climáticas no Paraná para fornecer dados essenciais, especialmente em situações extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, assim como incêndios e secas. Órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável utilizam esses dados para planejar ações de mitigação.
Informações detalhadas da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br, com duas atualizações diárias. O portal permite acesso a dados como volume de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e previsão de vento, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.