WhatsApp
Facebook
Chuva e frente fria marcam o fim de semana com possíveis temporais no Paraná

Após uma semana de recordes de temperaturas mínimas em todo o Paraná, com geadas até mesmo no Litoral, a chuva que teve início na quinta-feira (26) continuará durante o fim de semana. No domingo (29), uma nova frente fria trará temporais para diversas regiões do estado.

Nesta sexta-feira (27), a nebulosidade permanece por todo o Paraná, com previsão de chuvas leves ocasionais na metade sul do estado. Na metade norte, no entanto, existe a possibilidade de chuva moderada acompanhada de raios, e as temperaturas podem atingir até 28°C.

No sábado (28), moradores do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul podem enfrentar temporais isolados. No Leste e no Sul da região Noroeste, as chuvas terão menor intensidade e estão previstas para o período da tarde. Nas regiões dos Campos Gerais e em parte da faixa Norte, o sábado será mais ameno, com predominância de sol. Não há previsão de mínimas abaixo de 10°C em nenhuma região do estado, com máximas alcançando até 28°C no Noroeste.

“Temos uma situação de instabilidade, um sistema quente, que desce nesta sexta-feira a partir do Noroeste da região do Mato Grosso do Sul e se projeta em direção ao Rio Grande do Sul. Vai chover um pouco mais lá nesses dias, principalmente no sábado, na altura do Rio Grande do Sul”, explica Fernando Mendes, meteorologista do Simepar.

No domingo (29), as instabilidades retornam com a chegada da frente fria. Os temporais devem começar nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, avançando para o Centro-Sul e Campos Gerais. “Uma nova massa de ar mais frio começa a se projetar pelo Centro-Sul da Argentina, na altura do Uruguai. Teremos um pouco mais de chuva no domingo, associado ao deslocamento de uma frente fria que não promete ser tão intensa, mas pode causar algumas situações de rajada de vento mais fortes especialmente em porções mais ao Sul, Sudoeste e Campos Gerais”, afirma Mendes.

Os maiores acumulados de chuva entre esta sexta-feira e o início da próxima semana devem ser registrados no setor Oeste, com volumes de até 40 milímetros nas áreas com temporais mais expressivos. Nas regiões Central e Leste, a precipitação não deve ultrapassar os 20 milímetros. No domingo, as temperaturas podem chegar novamente a 28°C no Litoral.

Após a passagem dessa frente fria, as temperaturas devem voltar a cair na próxima semana, embora o frio não seja tão intenso quanto o registrado nos últimos dias. As mínimas previstas são de aproximadamente 5°C na região Sul do estado.

O clima apresentou mudanças bruscas ao longo da semana. Após uma terça e quarta-feira marcadas por tempo seco e temperaturas negativas em praticamente todo o estado, a quinta-feira (26) foi de chuva intensa e elevação das temperaturas. Algumas cidades, como Cruzeiro do Iguaçu e Candói, registraram volumes expressivos de precipitação, com 141,2 mm e 90,8 mm, respectivamente.

Devido às mudanças climáticas abruptas, moradores de diversas cidades do Norte, Nordeste, Campos Gerais e Ponta Grossa observaram fenômenos de condensação dentro de suas casas, como paredes e pisos úmidos. Em Ponta Grossa, o aumento de temperatura entre quarta e sexta-feira foi evidente, com mínima subindo de -2,3°C para 15,5°C. “O que ocorre é que nós tivemos uma massa de ar frio muito intensa. Então, houve uma diminuição da temperatura desses materiais das paredes e pisos. Elas estão mais frias. E, como voltou a ter mais umidade no ar, ocorre um processo de condensação, ou seja, o ar quente e úmido entra na casa e condensa o vapor d’água das superfícies mais frias”, esclarece Mendes.

O Simepar dispõe de uma estrutura robusta de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. Esses recursos fornecem dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para ações de resposta em situações extremas, como chuvas intensas, enxurradas, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.

Informações mais detalhadas sobre a previsão do tempo para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis no site www.simepar.br. A plataforma oferece atualizações duas vezes ao dia e informa com precisão o volume de chuvas, temperaturas mínima e máxima, umidade relativa do ar e ventos, com detalhamento horário para a data e o dia seguinte.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!