WhatsApp
Facebook
Paraná tem geadas em algumas cidades, mas frio começa a diminuir nos próximos dias

Mandaguari, Palotina, Quatro Pontes e Toledo registraram geada no amanhecer desta sexta-feira (30) no Paraná. Palotina e Toledo, que possuem estação meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), registraram, respectivamente, temperaturas mínimas de 1,8°C e 0,8°C. O Estado também teve a primeira temperatura negativa de 2025 nesta sexta-feira. Outros municípios tiveram a previsão de geada frustrada por conta da nebulosidade, já que o ar úmido não permitiu a formação do fenômeno.

“Mesmo na presença de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e favorece queda acentuada das temperaturas, há outro sistema meteorológico em maior altitude, que favorece movimento ascendente do ar, o que ajuda a formar nuvens principalmente na metade Sul do Paraná”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. A nebulosidade foi o que impediu uma queda mais acentuada nas temperaturas nesta sexta-feira na metade Sul do Estado. Capanema, por exemplo, teve mínima de 8,5°C, bem acima dos 5,8°C registrados na quinta.

As mínimas mais altas desta sexta-feira foram registradas no Litoral: 11,4°C em Paranaguá, 11°C em Guaratuba e 10,5°C em Antonina. No sábado e no domingo, o extremo Sul do Estado ainda pode registrar temperaturas próximas de 0°C, com General Carneiro podendo atingir os 2°C. No entanto, as geadas não devem ser tão intensas. “Não está descartada a ocorrência de geada fraca e pontual no Centro-Sul paranaense, mas devido à maior cobertura de nuvens durante o amanhecer, variando em alguns momentos, a chance para geada diminui nos próximos dias”, afirma Furlan.

Nas outras regiões, o sol e o tempo estável devem predominar no último fim de semana de maio. As temperaturas começam a subir, especialmente a partir de domingo, podendo alcançar até 25°C em cidades do Norte e Oeste do Paraná, como Assis Chateaubriand, Maringá, Londrina e Loanda. “Os ventos que sopram do oceano para o continente trazem mais umidade durante o amanhecer do domingo e não está descartada alguma chuva fraca e isolada nas praias durante o amanhecer”, ressalta o meteorologista.

A tendência para a primeira semana de junho é de registro de chuvas em todo o Paraná. “As instabilidades começam no Oeste e Sudoeste no início da manhã, e ao longo do dia se estendem para as demais regiões adjacentes, como por exemplo no Centro, Sul e Noroeste. Não são descartados até mesmo alguns temporais localizados”, alerta Furlan.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!