A cidade de Quatro Barras deu um importante passo rumo ao fortalecimento do turismo local com a visita técnica da Superintendência da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC), realizada na quinta-feira (15). O encontro, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi coordenado pelo secretário Wellington Fábio Benedetti e teve como objetivo o alinhamento de políticas públicas e projetos estratégicos para alavancar o setor turístico do município.
A comitiva da SEDRMC tem percorrido diversos municípios da Região Metropolitana com a missão de identificar potencialidades locais, ouvir demandas específicas e construir soluções conjuntas. A proposta central da Secretaria de Desenvolvimento da RMC é promover a integração entre os 28 municípios da região, fortalecendo a articulação entre as gestões e fomentando ações que impactem positivamente o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população metropolitana.
No encontro, o superintendente de Assuntos Metropolitanos, Marcio Barros, reforçou o compromisso da pasta. “O compromisso do prefeito Eduardo Pimentel é fazer com que Curitiba e os municípios da RMC atuem como uma só região. Foi lançado em março, na Smart City, o programa Curitiba Mais Integrada, que segue exatamente essa diretriz. Temos encontrado iniciativas incríveis, mas que muitas vezes não têm visibilidade por falta de conexão entre a comunicação e o turismo. Queremos mudar isso”, destacou Barros.
Durante a reunião, diversos temas foram debatidos com foco no potencial turístico de Quatro Barras. Um dos destaques foi a valorização do turismo religioso, especialmente as tradicionais missas realizadas no Morro do Samambaia. De acordo com Benedetti, uma das dificuldades enfrentadas atualmente é a limitação do número de participantes, imposta pelo Instituto Água e Terra (IAT), o que tem gerado discussões sobre a melhor forma de conciliar preservação ambiental com o acesso dos fiéis.
Outro eixo debatido foi o fortalecimento das rotas turísticas na Estrada da Graciosa, reconhecida por sua riqueza histórica e beleza cênica. A proposta é aproveitar o traçado da antiga estrada para consolidar percursos que valorizem igrejas centenárias e outros patrimônios culturais da cidade, inserindo Quatro Barras no circuito de turismo religioso regional.
O turismo gastronômico também entrou na pauta, com sugestões para dar visibilidade à culinária típica da região e estimular o desenvolvimento de estabelecimentos voltados à experiência do visitante, unindo tradição, sabor e hospitalidade.
A reunião contou ainda com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Família de Quatro Barras, Adriana Heindyk Mocelin, que apresentou o projeto “Viaja +60” — uma iniciativa voltada ao público idoso, em parceria com o Governo do Paraná. O programa, que integra ações da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) com a Secretaria de Estado do Turismo (Setu), busca promover inclusão social por meio do turismo acessível para pessoas com mais de 60 anos.
Segundo Adriana, o cronograma do Viaja +60 prevê ações que valorizem as atrações locais e garantam o acesso da população idosa aos pontos turísticos da cidade. “É uma forma de inclusão, de valorização da melhor idade e de fortalecimento da economia do turismo”, afirmou.
“Com iniciativas integradas e diálogo entre esferas municipais e estaduais, Quatro Barras dá sinais claros de que o turismo pode se tornar uma importante vertente de desenvolvimento local, gerando renda, fortalecendo identidades e ampliando o alcance cultural e econômico do município”, comentou o secretário de Cultura e Turismo Wellington Fábio Benedetti.
Presenças
Além das presenças já citadas na matéria, participaram também do encontro o diretor administrativo da Prefeitura de Curitiba, Alessandro Coelho Martins, e o presidente da Adetur – Rotas do Pinhão, Eros Consentino Tozetto.