O Centro de Convivência do Idoso (CCI) está comemorando 15 anos de existência com a marca recorde de 1.878 frequentadores. Desde sua inauguração em 2010, o equipamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), acumula histórias de resgate social e de promoção da saúde para a população com mais de 60 anos.
No início, o CCI atendia cerca de 50 pessoas em quatro turmas de aulas de ginástica. Atualmente, são 24 turmas que somam 875 usuários. “Eles próprios foram fazendo a propaganda e fomos crescendo. É um sonho ver como uma ação pequena cresceu dessa forma e salvou tanta gente, que conseguiu mudar o rumo da vida”, afirma Maria Roseli Silvestre, a coordenadora do local, conhecida como Rose. A piscina aquecida para hidroginástica, inaugurada em 2022, começou com 10 turmas atendendo 250 alunos. Agora, são 39 turmas com 975 alunos, das quais 6 são compostas por usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Além das atividades aquáticas, o CCI oferece uma ampla gama de atividades, como biodança, dança rítmica, coral, jogos de mesa, bocha, pintura em tela, teatro e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Também são promovidos passeios, gincanas, jogos em formato de quiz e festas temáticas ao longo do ano.
O espaço conta com 18 profissionais, incluindo psicólogos, educadores físicos e estagiários. Ao se inscrever para uma vaga, o participante passa por uma sessão de acolhimento, que inclui uma anamnese com perguntas sobre saúde física e mental. Depois, é realizada uma entrevista com uma psicóloga, que indica as atividades físicas e, conforme necessário, a participação no serviço de convivência.
A coordenadora Rose relata transformações notáveis em muitos usuários. “Dentre vários casos, tivemos um que ficou bem conhecido, de um senhor que chegou de cadeira de rodas, foi se exercitando, melhorou, passou para o andador, continuou evoluindo, passou a usar bengala e hoje está com mobilidade muito melhor, andando normalmente”, compartilha. Além dos ganhos no condicionamento físico, Rose destaca o impacto positivo nas relações sociais. “Promovemos o resgate deles na sociedade, momentos de interação e alegria. Daqui saem grupos para passeios, cafés, para jogar baralho”, enumera.
Aos 94 anos, Irmã Zilda Caetano de Almeida aguardava o horário de sua aula de hidroginástica enquanto lia um livro no local, que conta com uma estante repleta de títulos disponíveis para empréstimo. Ela frequenta o CCI desde o início, há 15 anos, e realiza aulas de ginástica duas vezes por semana e hidroginástica uma vez. “Gosto muito de vir, aproveito e faço caminhadas. A saúde está quase 100%, a não ser pelo aparelho de audição”, afirma. Raul Domingos dos Santos, de 81 anos, frequenta o CCI ao lado da esposa e compartilha sua experiência: “É um ambiente amigável, com alunos da mesma faixa etária. Não vamos parar enquanto essas pessoas estiverem aqui também”, declara.
Serviço
Centro de Convivência do Idoso
O CCI é aberto para moradores de Pinhais com mais de 60 anos. As atividades acontecem de terça e quinta-feira, das 8h15 às 17h, e nas segundas, quartas e sextas, das 8h15 às 19h30. O endereço é Rua Guilherme Weiss, n.º 450, bairro Estância Pinhais. Contato: via WhatsApp (41) 99216-6021.