Um casal foi preso ao tentar resgatar um balão que caiu no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, na manhã da última terça-feira (18). A queda aconteceu por volta das 9h, nas proximidades da Avenida Presidente Affonso Camargo. O episódio chamou a atenção de moradores da região.
Leticia Maria, que estava a caminho do trabalho, registrou o momento da queda do balão. Segundo ela, diversos moradores, apreensivos, deixaram o prédio próximo ao local do incidente.
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, a Polícia Militar prendeu um homem, de 29 anos, e uma mulher, de 26 anos, enquanto tentavam resgatar o balão. Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes e autuados em flagrante pelo crime de fabricar, vender, transportar ou soltar balões, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais. Paralelamente, um balão de aproximadamente 15 metros também foi apreendido no local.
A legislação brasileira, por meio da Lei nº 9.605/1998, proíbe a fabricação, comercialização, transporte e soltura de balões que possam causar incêndios em florestas, vegetações ou áreas urbanas. A pena para este crime é de detenção de um a três anos e/ou aplicação de multa. Além da autuação em flagrante, foram lavrados autos de infração ambiental contra os detidos.