De casa ou do escritório, antes de viajar, é possível consultar débitos, negociar pagamentos e solicitar a religação de água utilizando o telefone ou WhatsApp. Para isso, é necessário ter em mãos o CPF do titular ou a matrícula do imóvel.
“O verão 2024/2025 no Litoral do Estado promete ser um dos mais animados e a Sanepar já garantiu o devido reforço para atender todos os veranistas. Equipamentos diversos já foram instalados para manter os sistemas em operação 24 horas por dia, para que não parem de produzir e distribuir água em qualquer tempo, e para que o sistema de esgoto flua sem intercorrências e transtornos”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. Ele destacou que todas as unidades operacionais passaram por inspeção preventiva e que a equipe local contará com o apoio de empregados deslocados do interior para contribuir nas áreas administrativas e operacionais.
Para usufruir dos serviços, é necessário estar com as contas em dia. Clientes podem verificar pendências utilizando o aplicativo Sanepar Mobile, o WhatsApp (41) 99544-0115, ou ainda pelo número 0800 200 0115, informando o número da matrícula ou CPF. Negociações e parcelamentos podem ser realizados pelo telefone, WhatsApp ou presencialmente em uma Central de Relacionamento. Já o site da Sanepar reúne informações adicionais, e pedidos também podem ser feitos pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, com prazo de resposta de até cinco dias.
Em caso de perda, a segunda via da fatura pode ser obtida pelos canais digitais da Sanepar. Para evitar esquecimentos, a empresa sugere a adesão ao débito automático, que deve ser solicitado diretamente junto ao banco. Atendimentos presenciais estão disponíveis nas Centrais de Relacionamento da Sanepar de segunda a sexta-feira em todo o Estado, geralmente das 8h30 às 17h, sem intervalo para almoço. No site, é possível consultar endereços e horários.
Para aqueles que já estão no Litoral, os locais e horários de atendimento presencial são os seguintes:
- Guaratuba: das 8h30 às 17h – Rua Carlos Mafra, 84 – Centro
- Matinhos: das 8h30 às 17h – Rua da Fonte, 264 – Centro (ao lado da Caixa Econômica)
- Pontal do Paraná: das 8h30 às 17h – Rodovia PR 412, 6330 – Ipanema (ao lado do Ipamat)
- Morretes: das 8h às 12h – Rua Marcos Malucelli, s/n – Centro
- Guaraqueçaba: das 8h às 12h – Rua Major Domingos Nascimento, 14
A Sanepar aderiu à 2ª edição do Programa Renegocia do Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) e mediante a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR). O mutirão digital, que envolve órgãos de defesa do consumidor e diferentes setores econômicos, oferece prazo de 10 dias para negociações. A empresa analisa as solicitações, respondendo dentro do prazo estipulado. Após aprovação, o cliente pode pedir a religação da água.
Clientes que optarem por parcelamento de débitos em condições especiais têm até 17 de janeiro de 2025 para acessar a plataforma consumidor.gov.br. Pela plataforma, a Sanepar permite parcelamento em até 48 vezes, com entrada de apenas 10% do total. Fora dessas condições, a entrada mínima é de 20% e o parcelamento pode ser feito em até 24 meses.
Nos dias 24 e 31 de dezembro, as Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão abertas até as 12h em todo o Estado, incluindo o Litoral. O atendimento nas tardes desses dias, bem como nos feriados de Natal e Ano Novo, será exclusivamente digital.
A programação do Verão Maior Paraná, incluindo 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná e competições esportivas no Litoral e na região Noroeste, pode ser conferida no site oficial do Governo do Paraná: www.pr.gov.br/verao.