O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) certificou 271 produtores orgânicos no município de São José dos Pinhais, em colaboração com a prefeitura, completando dez anos de parceria em 2024.
Desde 2014, o Tecpar Certificação participa ativamente do programa municipal de apoio à agricultura orgânica, destinado a agricultores familiares interessados em adotar práticas orgânicas e certificando aqueles que já utilizam técnicas adequadas, até que consigam a certificação.
No período de 2014 a 2019, o programa certificou, em média, 17 agricultores por ano. Já a partir de 2020, esse número mais que dobrou, atingindo uma média anual de 35 produtores certificados.
Celso Kloss, diretor-presidente do Tecpar, ressalta que a colaboração com a prefeitura de São José dos Pinhais é uma “referência de parceria bem-sucedida” e sugere que o modelo pode ser aplicado em outros municípios do estado. “A certificação de agricultores na produção orgânica é uma estratégica eficiente para promover o desenvolvimento regional forma sustentável. Além de proporcionar novas oportunidades de ganhos e um grande diferencial para os pequenos produtores da cidade, a iniciativa fortalece a economia local. O Tecpar está à disposição para apoiar as prefeituras interessadas nesta proposta”, afirma.
Como primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos por auditoria no Brasil, o Tecpar Certificação conta com credenciamento do Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Atualmente, 873 produtores rurais de 105 cidades do Paraná possuem a certificação orgânica emitida pelo Instituto.