Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Paraná investe R$ 140 milhões para modernizar monitoramento ambiental e prevenir desastres

O Governo do Paraná está próximo de concluir dois projetos significativos destinados a aumentar a resiliência do estado frente a eventos naturais extremos. Em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os programas Monitora Paraná e Monitora Litoral começam a ser implementados ainda neste ano.

O foco das iniciativas está no aprimoramento da estrutura de monitoramento de desastres ambientais, através da coleta de dados, ações de mapeamento, aperfeiçoamento dos sistemas de alerta, aquisição de novos equipamentos e a modernização dos sistemas de informação.

Com um investimento de R$ 140 milhões, sendo metade destinada a cada projeto, o financiamento provém, em parte, dos recursos oriundos da compensação pelo acidente ambiental da Petrobras em 2000, em Araucária. Esses fundos foram liberados este ano pela Justiça Federal.

O IAT e o Simepar, vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), desempenham papéis cruciais nesses projetos. “É um volume significativo de recursos para essa área, em que estamos buscando a inovação e a precisão na prevenção de eventos críticos. Tanto IAT quanto Simepar vão exercer papéis importantes no monitoramento, compartilhando a operação em prol da modernização dos sistemas, de respostas rápidas para a segurança da população paranaense”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

Foto: Simepar

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp