Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Voluntários da Sanepar realizam mutirão de limpeza em rios e praias no Paraná

No último sábado (21), mutirões de limpeza e plantios de árvores nativas marcaram as comemorações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em várias cidades do Paraná. Cerca de 300 voluntários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), mobilizados pelo Programa de Voluntariado Corporativo da empresa, atuaram em ações distribuídas em 20 municípios do estado.

Em Curitiba, os voluntários concentraram seus esforços no mutirão de limpeza do Rio Atuba, localizado no Parque Linear do Cajuru. Durante a ação, foram retirados 1.900 quilos de lixo, encaminhados pela Prefeitura para o aterro sanitário. Além da limpeza, 80 mudas de árvores nativas foram plantadas nas margens do rio. A atividade contou com a parceria de diversas entidades, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Defesa Civil, Paraná Lixo Zero, Instituto Sea Shepherd Brasil, Rotary Club, Grupo Escoteiro Santos Dumont e o Consulado Honorário da Finlândia em Curitiba, além do Sesc Água Verde.

As atividades em outras cidades do Paraná, com apoio da Sanepar, começaram no dia 14 de setembro em Paranavaí e Maringá, e no dia 21 ocorreram em locais como Apucarana, Arapongas, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Jacarezinho, Londrina, Matinhos e Pato Branco, entre outras. As ações devem continuar no dia 28 de setembro em Campo Mourão e Ponta Grossa.

Destaque especial foi dado à participação de crianças, como Cícero, Miguel e Daniel, filhos de funcionários da Sanepar, que contribuíram pela primeira vez nas atividades de limpeza. Janaína Costa, pesquisadora da Sanepar e mãe de dois dos meninos, comentou sobre a importância de envolver as novas gerações na conscientização ambiental: “Eu os trouxe para que eles possam vivenciar essa experiência de limpeza dos rios ligada à sustentabilidade, para aprender que existe a poluição, mas que nós podemos fazer a nossa parte.”

Rafael Leite, empregado da Sanepar há 23 anos e pai de Daniel, também reforçou a importância de plantar essa consciência ambiental nas futuras gerações. “Acho que a importância dessas ações está nas gerações futuras, em plantar essa semente para que eles também ajudem na preservação ambiental”, afirmou.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma iniciativa global com ações em 200 países e participação de 1.200 cidades no Brasil. Segundo o Sesc, que coordena o evento em parceria com outras instituições, o objetivo é mobilizar comunidades para a limpeza e conservação desses ambientes, reforçando a importância das ações individuais.

A Sanepar alinha essas atividades aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos. A empresa reforça que sua atuação também está pautada nos princípios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), alinhados a compromissos globais como o Pacto Global.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp