WhatsApp
Facebook
Paraná registra dia mais frio do ano com 15 cidades abaixo de zero, saiba quais

Nesta terça-feira (13), o Paraná registrou o dia mais frio de 2024, com temperaturas abaixo de zero em 15 cidades. General Carneiro, na região Sul, registrou a mínima mais baixa, com -5,3 °C e sensação térmica de -9,2 °C. Em Curitiba, a temperatura chegou a 1,4 °C, a menor do ano na capital. Essas informações foram divulgadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

As menores temperaturas foram registradas, em sua maioria, no Sul do Estado. Além de General Carneiro, as cidades de Palmas (-3,6 °C), São Mateus do Sul (-3,4 °C), Castro (-2,8 °C) e Pinhão (-2,6 °C) também tiveram mínimas significativas. No total, 15 municípios, entre as 57 que possuem estações de monitoramento, registraram temperaturas negativas. Paranaguá, por sua vez, teve a temperatura mais alta do Estado no início da manhã, com 8,6 °C.

Segundo o meteorologista William Max de Oliveira Romão, do Simepar, o frio intenso registrado é resultado de um fenômeno específico. “Atualmente, temos um anticiclone passando pelo Paraná, que é uma massa de ar de alta pressão que faz com que o ar frio de níveis mais altos da atmosfera desça para a superfície, resultando nas temperaturas baixas”, explica.

Nos próximos dias, a previsão é que o anticiclone se afaste, permitindo a entrada de um sistema de baixa pressão, o que deve fazer as temperaturas subirem gradualmente a partir de quinta-feira (15). No entanto, antes da elevação dos termômetros, há previsão de geadas, especialmente em regiões como Guarapuava, Palmas, Pato Branco e União da Vitória nesta quarta-feira (14). Em Curitiba e outras áreas, o fenômeno será moderado.

Para informações atualizadas e em tempo real sobre as condições climáticas, o Simepar disponibiliza previsões detalhadas no seu site e também através do serviço Alerta Geada, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que oferece previsões de geadas com até 72 horas de antecedência.

Foto: Ana Tigrinho/AEN.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS
Compartilhe
WhatsApp
Facebook