No domingo (28), é lembrado o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, marcando o Abril Verde, campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT). O lema “Adoecimento também é acidente do trabalho – conhecer para prevenir” visa destacar a importância de comunicar os acidentes do trabalho à Previdência Social, conforme explica Cirlene Zimmermann, coordenadora nacional do MPT para Saúde dos Trabalhadores.
Zimmermann destaca que tanto as doenças relacionadas ao trabalho quanto os acidentes típicos são considerados acidentes do trabalho, incluindo lesões ósseas musculares, transtornos mentais e outros. No entanto, a falta de notificação das empresas ao INSS sobre as doenças mentais relacionadas ao trabalho prejudica os trabalhadores e a sociedade, comprometendo as políticas públicas de saúde do trabalhador.
Para promover a saúde no ambiente de trabalho, é essencial que as empresas adotem medidas eficazes, ouvindo os empregados e atuando para eliminar ou neutralizar ao máximo os riscos. De 2012 a 2022, foram comunicados mais de 6 milhões de acidentes de trabalho ao INSS, resultando em mais de 2 milhões de afastamentos e 25 mil mortes, o que representa um custo significativo para a sociedade.