As temperaturas ultrapassaram os 30ºC em todas as regiões do Paraná neste domingo, 21 de dezembro, marcando o início oficial do verão. Durante a semana, o clima continuará muito quente, mesmo com previsão de chuva até quarta-feira (24) nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Na quinta-feira de Natal, 25 de dezembro, a chegada de uma frente fria vai levar chuva para as demais regiões do Estado.
Neste domingo, apenas 18 estações meteorológicas registraram temperaturas abaixo dos 30°C. Apesar disso, o calor foi intenso, com Ventania (INMET) marcando 27,8°C, Santa Maria do Oeste registrando 25,6°C, Palmas com 26,4°C, Guarapuava alcançando 27,5°C, a recente estação do Simepar em General Carneiro marcando 23,8°C e Clevelândia (INMET) com 25,4°C.
Uma frente fria localizada na altura do Rio Grande do Sul influenciou o clima no Paraná, gerando chuvas na faixa Oeste do Estado. Os maiores acumulados de precipitação no domingo foram registrados em Foz do Iguaçu (42 mm), Santa Helena (31 mm), Marechal Cândido Rondon (INMET) (19,4 mm), São Miguel do Iguaçu (18,4 mm) e Planalto (INMET) (16,2 mm). Esse mesmo sistema deve causar chuvas diárias até quarta-feira (24) nas mesmas áreas.
“No Oeste, Sudoeste e Centro-Sul há condição para pancadas de chuva principalmente a partir do período da tarde. Não se descarta a ocorrência de tempestades em alguns momentos do dia”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Mesmo com a chuva, as temperaturas permanecem elevadas e devem ultrapassar os 30°C em todo o Estado, com máximas pontuais de até 36°C na região Noroeste. “Estamos com um bloqueio atmosférico, que é quando os ventos em diferentes níveis da atmosfera impedem o avanço de sistemas frontais, instáveis, em direção a uma determinada região. Esse bloqueio atua atualmente no Sudeste do Brasil, mas atinge também parte do Paraná, principalmente os setores mais ao norte e mais a leste, ou seja, Curitiba, Litoral, Norte e Noroeste”, detalha Samuel Braun.
A partir de quinta-feira, feriado de Natal, o bloqueio atmosférico deve perder força, permitindo o avanço de uma frente fria pelo oceano, na altura do Paraná. Segundo Braun: “Teremos na quinta-feira um ambiente mais instável, sujeito a tempestades em praticamente todas as regiões. O tempo segue abafado, mas no Oeste e Sudoeste não esquenta tanto.”
Na sexta-feira (26), a previsão é de chuvas em condições típicas de verão, com períodos abafados e precipitações de curta duração, concentradas principalmente na parte da tarde, em diferentes regiões do Estado.







