A UFPR divulgou as informações sobre as provas e as obras de referência para os exames de Literatura Brasileira, Sociologia, Filosofia e Música do Vestibular 2025. As listas de Sociologia e Música permanecem inalteradas. Já a lista de obras de Filosofia é nova, e na de Literatura Brasileira, três das oito obras do vestibular anterior foram substituídas.
Pela segunda vez consecutiva, a UFPR antecipa a divulgação das obras, oferecendo nove meses de preparação antes da primeira fase do vestibular, agendada para 20 de outubro. A medida, bem recebida no ano anterior, possibilita mais tempo de estudo para estudantes e escolas.
Literatura Brasileira
Os novos livros incluídos na lista são “O drible”, de Sérgio Rodrigues; “O sol na cabeça”, de Geovani Martins; e “Poema sujo”, de Ferreira Gullar. A escolha visa renovar a lista, mantendo obras de gênero textual similar e inseridas no mesmo período histórico/literário das anteriores.
Lista completa:
- “A falência”, de Julia Lopes de Almeida
- “Liras de Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga
- “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo
- “O livro das semelhanças”, de Ana Martins Marques
- “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus
- “O drible”, de Sérgio Rodrigues
- “O sol na cabeça”, de Geovani Martins
- “Poema sujo”, de Ferreira Gullar
Filosofia
A lista é totalmente nova e servirá de base para as questões tanto da prova objetiva quanto da prova discursiva. Os textos foram escolhidos por apresentarem reflexões sobre problemas conceituais abordados pela tradição filosófica.
Lista completa:
- KRENAK, Ailton. “Ideias para adiar o fim do mundo”. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
- HOBBES, Thomas. “Leviatã”. Capítulos 1 a 5. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1988.
- CHAUI, Marilena. “Cultura e democracia”. In: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Ano 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008.
- FRASER, Nancy. “Reconhecimento sem ética?”. In: Lua Nova, São Paulo, 70: 101-138, 2007.
- WALLACE, David Wallace. “Pense na lagosta. Uma incursão num mundo de exageros, mau gosto, prazeres e crueldade”. In: Revista Piauí. Edição 72, setembro, 2012.
Sociologia
A relação de obras permanece a mesma do Vestibular 2024, sendo usada para elaboração das questões na prova objetiva e discursiva.
- DAFLON, Veronica Toste; CAMPOS, Luna Ribeiro (org.). “Pioneiras da sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX”. Niterói: EdUFF, 2022.
- FANON, Frantz. “Racismo e cultura”. Brasil: Editora Terra Sem Amos, 2021.
- QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. “Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber”. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- RIBEIRO, Darcy. “O processo sociocultural”. In: “O povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil”. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 167-265.
Música
A relação de obras de referência para a prova de habilidades específicas do curso de Música é a mesma do Vestibular 2024:
1. BENNETT, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
2. BENNETT, R. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
3. BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
4. EDLUND, L. Modus Vetus. Nova Iorque: Chester Music, 1994.
5. LEMOINE, E, CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Volumen 1A. Editapsol.
6. MED, B. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996.
7. POZZOLI, H. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. Partes I e II. São Paulo: Ricordi do Brasil.
8. SEVERIANO, J. Terceiro tempo: a transição (1946-1957) e Quarto tempo: a modernização (1958-). In_. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 273 – 462.
9. WISNIK, José Miguel. Som, ruído e silêncio. In: O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 15-68