WhatsApp
Facebook
Turismo do Paraná cresce com obras e ações estratégicas pós-pandemia

O Paraná vive um novo momento no turismo, impulsionado por ações públicas e privadas que visam a modernização e expansão do setor. Após a paralisação gerada pela pandemia, o Estado não só retomou as atividades turísticas, mas também deu um salto estratégico com novos projetos que envolvem desde infraestrutura até a diversificação de atrações turísticas. Esses investimentos têm sido realizados em todas as regiões do Paraná, abrangendo atividades culturais, opções de lazer e melhorias nos serviços prestados ao turista.

Com uma geografia privilegiada, que inclui praias, montanhas e cidades históricas, o Paraná tem atraído um número crescente de turistas de outros estados, de países vizinhos e até de paranaenses interessados em redescobrir as belezas do próprio Estado. Nos últimos cinco anos, o Paraná investiu R$ 73,86 milhões no turismo, sendo que quase 79% desse total (R$ 58,1 milhões) foi aplicado apenas nos últimos dois anos.

O secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, destaca o impacto positivo dos investimentos: “A gente já consegue ver e mensurar o resultado dos esforços feitos não apenas pelo poder público, mas também pela iniciativa privada. Em um ano, o turismo paranaense participou de 11 eventos internacionais, 19 nacionais, 18 capacitações de agentes de viagens, promovemos ou participamos de 14 rodadas de negócios, levamos as empresas conosco nos eventos para network e concretização de vendas. Algo que nunca tinha sido realizado”, afirma Nunes.

Segundo Nunes, o turismo envolve diversos fatores, como infraestrutura, serviços e a valorização das belezas naturais e culturais. “Estamos atuando em várias frentes, porque o turismo é um lugar, uma história bem contada, um serviço bem prestado e uma infraestrutura. Então, antes de qualquer coisa, precisamos mostrar ao país e ao mundo o que nós temos aqui e ajudar a vender isso, transformar a beleza natural, a gastronomia, a cultura, turismo religioso, aventura e natureza em produtos turísticos”, conclui o secretário.

João Alceu Rigon, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), corrobora a visão otimista, afirmando que o turismo no Paraná decolou no pós-pandemia, especialmente em 2023 e 2024. “Depois da pandemia, muitos países adotaram políticas para facilitar o turismo, e o governo do Paraná seguiu esse modelo. Os investimentos realizados refletem no turismo interno e fazem com que todo o setor seja aquecido”, comenta.

Os números também refletem esse crescimento. O Paraná foi o quarto estado que mais recebeu turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2024, com 507.560 visitantes, um aumento de 25,79% em comparação com o mesmo período de 2023, quando o número foi de 403.504. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul receberam mais turistas estrangeiros.

Uma pesquisa realizada com mais de 2,3 mil paranaenses pela Secretaria de Turismo revelou que 86,3% dos entrevistados pretendem viajar dentro do Estado até o final de 2024. A maioria (46,3%) planeja visitar o Interior, 40,3% o Litoral, e 13,4% a Capital.

Principais obras e atrações turísticas recentes no Paraná:

Nova Orla de Matinhos – As obras de revitalização da orla, com mais de 95% concluídas, incluem calçadões, ciclovias e áreas de lazer, tornando a praia um dos principais pontos turísticos do Litoral paranaense.

Cruzeiros em Paranaguá – Desde dezembro de 2023, Paranaguá passou a integrar a rota dos cruzeiros marítimos na América do Sul. A expectativa é que o número de turistas aumente na temporada 2024/2025.

Grandes shows no Litoral – Atrações musicais durante a temporada de verão, como os shows de Luan Santana e Simone Mendes, atraíram mais de um milhão de visitantes em 2023/2024.

Concessão do Parque de Vila Velha – Administrado pela Eco Parques do Brasil desde 2020, o parque recebeu R$ 15 milhões em investimentos, tornando-se um atrativo para turismo sustentável e recreação.

Investimentos no Noroeste – Mais de R$ 30 milhões foram aplicados na revitalização de balneários e orlas na região Noroeste, incentivando o turismo náutico.

Museu Internacional de Arte em Foz do Iguaçu – Em parceria com o Centre Pompidou de Paris, o museu terá um investimento de R$ 200 milhões e deve ser inaugurado até 2026.

Modernização do Teatro Guaíra – O espaço cultural celebra 140 anos com um investimento de R$ 50 milhões em reformas e modernizações.

Esses projetos, aliados aos esforços de promoção do Paraná em eventos nacionais e internacionais, fazem parte da estratégia do Estado para consolidar-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!