Tunas do Paraná é uma das cidades paranaenses que vem se destacando pelo seus pontos turísticos, reservando muitas atrações e paisagens belíssimas para os turistas que a visitam.
Entre tantos lugares interessantes para explorar, destacam-se três pontos turísticos imperdíveis: o Rastro da Serpente, Parque Estadual Campinhos e o Cruzeiro do Morro da Cruz.
Rastro da Serpente
O Rastro da Serpente que forma-se de numerosas curvas, contém uma área de 26 hectares, atraindo entusiastas de motociclismo para uma experiência emocionante através da natureza. Já tendo sido proposto a instalação de mirantes estratégicos para apreciação das vistas panorâmicas. A rota começa em Colombo e segue por várias cidades. Primeiro, ela passa por Tunas do Paraná e Bocaiúva do Sul, depois segue para Adrianópolis. Depois de atravessar o estado do Paraná, a rota entra no estado de São Paulo, onde passa por Capão Bonito e Guapiara, antes de chegar a Apiaí e, finalmente, Ribeira.
Parque Estadual de Campinhos
Já o Parque Estadual de Campinhos, mais lembrado pela Gruta dos Jesuítas, está localizado na Estrada da Ribeira (BR-476), km 63. O espaço foi reaberto há pouco tempo e oferece a visita à Gruta dos Jesuítas, no qual o visitante percorre uma extensão de aproximadamente 550 metros por amplos salões, que são ricamente ornamentados por espeleotemas como estalagmites, estalactites, colunas, cortinas, travertinos, entre outros. Esses elementos naturais formam uma paisagem de grande beleza cênica, proporcionando uma experiência visualmente impressionante. O circuito pelo Parque oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar toda essa beleza natural de forma gratuita.
Para os amantes de caminhadas, o Parque oferece a Trilha da Floresta, que permite aos visitantes percorrerem aproximadamente 900 metros em meio à mata nativa. Essa trilha proporciona uma experiência imersiva na natureza, permitindo aos visitantes apreciar a diversidade da flora e fauna presentes no parque.
Além disso, o parque também oferece educação ambiental no Centro de Visitantes. Nesse espaço, os visitantes têm a oportunidade de participar de palestras informativas sobre a Unidade de Conservação, aprendendo sobre sua importância e os esforços de conservação realizados no local. Também são fornecidas informações sobre a conduta consciente que os visitantes devem adotar durante sua visita, respeitando o ambiente natural e contribuindo para a preservação do local.
Cruzeiro Morro da Cruz
Considerado o 1º ponto turístico da cidade de Tunas do Paraná, o Cruzeiro do Morro da Cruz é um dos monumentos históricos mais importantes do município. Todos os anos, fiéis católicos se reúnem no topo do morro para a celebração da tradicional Missa do Trabalhador.
Acredita-se que o monumento tenha sido erguido na década de 90, após a emancipação da cidade, há mais de 30 anos. Sua origem com detalhes somente pode ser contada pelos moradores mais antigos do município.
O que se tem de registro até então, é que a estrutura inicial do cruzeiro era toda de madeira. Em 2011, um incêndio de grandes proporções no morro, destruiu por completo a estrutura inicial. No mesmo ano, o cruzeiro foi reerguido em concreto armado e alvenaria.
O monumento está localizado à uma altitude de 1,180 metros, sendo possível ser visto em vários pontos da cidade, especialmente por quem reside na área central do município.
Em abril de 2022, a cruz foi revitalizada e recebeu um sistema luminoso alimentado por energia solar. O projeto de revitalização do cruzeiro também incluiu a substituição da antiga estrutura de concreto pela de metal, na qual possui 7 metros de altura e quase 5 de largura.
A administração municipal também realizou em parceria com a iniciativa privada, o alargamento da estrada que dá acesso ao topo do morro. A obra contemplou uma extensão de 1 km e 400 metros até o início das trilhas, o que possibilitou, inclusive, o acesso de veículos. De lá, o trajeto de 110 metros até o cruzeiro é feito a pé.
O local já recebeu título de visitação e a confirmação de visitas de grupos de turistas do Rio Grande do Sul.
Prefeito destaca o turismo local
O prefeito Marco Baldão destaca a vocação do município para o turismo. “O Turismo é um instrumento importantíssimo de desenvolvimento, pois promove emprego e renda, qualidade de vida e novas oportunidade de negócios para os tunenses. Tunas do Paraná tem vocação para o turismo e vamos investir ainda mais nos atrativos para alavancar esse setor em nossa região”.
Baldão ainda acrescenta melhorias nos pontos turísticos para deixar mais acessível para o público: “O cruzeiro Morro da Cruz está sendo revitalizado novamente este ano, após receber um sistema luminoso alimentado por energia solar, além da melhoria em seu acesso. O Parque Campinhos foi reaberto em nossa gestão e tem sido o ponto turístico muito visitado desde então. Outra iniciativa foi o plantio de 3 mil árvores nativas às marges da BR-476, iniciativa que embeleza ainda mais o Rastro da Serpente”, comentou.