As escolas estaduais do Paraná recebem, a partir desta segunda-feira (10) até sexta-feira (14), atendimentos para emissão da primeira via do título de eleitor para jovens a partir de 15 anos. Durante a semana, aproximadamente 28 escolas em todo o estado irão sediar mutirões de atendimento, e 15 Fóruns Eleitorais promoverão palestras e atividades sobre a participação dos jovens na política.
A iniciativa faz parte da campanha Voto Jovem para Eleições 2026, que busca engajar o público jovem na emissão do título de eleitor. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto, detalhou a dinâmica do projeto durante a primeira ação realizada no Colégio Júlia Wanderley, localizado no bairro Batel, em Curitiba.
No local, a estudante Heloísa da Costa, de 15 anos, emitiu o título de eleitor e destacou: “Esse é um passo importante na cidadania.” Além do Colégio Júlia Wanderley, outra escola da capital também participa da iniciativa. O diretor do Colégio Júlia Wanderley, Cristiano André, explicou como foi o processo para integrar o projeto realizado pelo TRE-PR.
O título eleitoral pode ser emitido a partir dos 15 anos. Entretanto, o adolescente só poderá votar ao completar 16 anos. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar documento de identificação original com foto e comprovante de residência. A presença de pais ou responsáveis não é obrigatória para o alistamento eleitoral.
O prazo final para emitir, regularizar ou atualizar as informações do título de eleitor para as Eleições 2026 é 6 de maio de 2026. A lista completa das escolas participantes da ação está disponível no site oficial.







