O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou um novo concurso público com 20 vagas. O processo seletivo será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o edital, as oportunidades são destinadas ao ingresso na carreira da magistratura no estado do Paraná.
Das 20 vagas disponíveis para o cargo de Juiz Substituto, 12 são destinadas à ampla concorrência, 1 para pessoas com deficiência, 5 para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), 1 para candidatos indígenas e 1 para candidatos quilombolas.
De acordo com o edital, a remuneração inicial para o cargo é de R$ 34.083,41. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026, e devem ser realizadas por meio do link disponibilizado, mediante pagamento de uma taxa de R$ 340,83.
Os candidatos interessados precisam ter curso superior completo em Direito para participar da seleção. O concurso será dividido em cinco etapas:
1. Prova Objetiva: agendada para 22 de fevereiro de 2026, das 13h às 18h, na cidade de Curitiba;
2. Provas Escritas (Discursiva e Prática de Sentenças): marcadas para os dias 10 e 11 de maio de 2026;
3. Inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa, investigação social e realização de exames de sanidade física, mental e psicotécnico;
4. Prova Oral;
5. Avaliação de Títulos.
O edital completo pode ser consultado para detalhes adicionais, e a aplicação obedecerá às diretrizes estabelecidas para as carreiras jurídicas do estado.







