WhatsApp
Facebook
Serviços piratas de streaming caem no Brasil após ordem judicial da Argentina, afirma Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou que as atividades de várias plataformas ilegais de streaming foram interrompidas neste sábado (1º). Esses serviços piratas operavam em servidores localizados na Argentina e eram amplamente utilizados por consumidores brasileiros. Segundo a Anatel, a interrupção ocorreu devido a uma decisão da Justiça argentina. Por estarem hospedados no país vizinho, essa medida afetou diretamente a disponibilidade desses serviços no Brasil.

A ação é resultado de uma operação da Argentina para combater uma rede ilegal de distribuição de conteúdo audiovisual. O processo conta com a cooperação de diversas entidades que lutam contra a pirataria, como a Aliança Contra a Pirataria Audiovisual (ALIANZA). No entanto, a Anatel destacou que não faz parte do processo que resultou na desativação dessas plataformas.

Ainda segundo a Anatel, além dos aplicativos desativados no último sábado, outras plataformas seguem sendo desligadas. Mais de 30 serviços foram encerrados neste final de semana, como consequência direta da ordem judicial emitida na Argentina. Entre os serviços bloqueados está o ‘My Family Cinema’, bastante popular entre usuários brasileiros.

O combate à pirataria faz parte das iniciativas da Anatel. Nos últimos meses, a agência tem intensificado ações contra o mercado ilegal de distribuição audiovisual e os aparelhos TV Box, conhecidos como ‘gatonet’. A Anatel alerta que o consumo de conteúdos por plataformas ilegais e o uso desses dispositivos podem expor os consumidores a riscos significativos.

De acordo com a agência, esses serviços ilegais podem possibilitar o roubo de dados pessoais por criminosos, além de aumentar a vulnerabilidade a ataques cibernéticos e outras violações de segurança. “É importante lembrar ao consumidor brasileiro que assine apenas serviços regulares no país e que desconfie de pacotes ofertados a valores muito baixos e/ou por fornecedores desconhecidos”, reforçou a Anatel.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook