A 23ª edição da Taça Paraná de Voleibol teve início neste domingo (3) em São José dos Pinhais, reunindo 244 equipes e 3.234 atletas de 121 instituições, incluindo clubes, associações esportivas, escolas e entidades do terceiro setor. O evento, que se estende até 9 de novembro, também conta com a participação de nove equipes do Chile e duas do Peru.
Considerado o maior torneio de base de voleibol da América do Sul e um dos maiores do mundo, a competição terá mais de mil jogos realizados em oito ginásios. A abertura oficial ocorreu às 19h30 deste domingo.
Realizada pela Taça Paraná de Voleibol, a competição tem o apoio da Federação Paranaense de Volei, do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (SEES), e da Prefeitura de São José dos Pinhais. As categorias contempladas são sub-14, sub-16 e sub-18. Os jogos acontecerão no Complexo Esportivo Ney Braga I e II, Complexo Esportivo Riacho Doce, Centro de Esporte e Lazer São Marcos, Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, Centro de Esporte e Lazer Maria Pissaia Zanqueta, Sesc São José dos Pinhais e Arena Artgol Sports.
Clésio Prado, diretor de Fomento, Promoção e Incentivo ao Esporte da SEES, destaca a importância do evento para o Estado. “Isso demonstra que, quando a gente tem gestão e parcerias formatadas com os municípios e entidades, a política de esporte realmente dá resultado”, afirma.
Josmar Coelho, coordenador-geral da Taça Paraná, ressalta a relevância da parceria com a secretaria estadual do Esporte. “Essa parceria é fundamental para que ações e eventos como esse aconteçam”, diz.