Baseada no conceito de honest market (mercado honesto), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) incentiva clientes a aderirem à autoleitura do hidrômetro, enviando os dados para gerar a fatura mensal de fornecimento de água tratada e coleta de esgoto. A iniciativa reforça o laço de confiança entre a empresa e os clientes, além de incentivar o acompanhamento de hábitos de consumo.
Para utilizar o serviço, o cliente pode informar os dados do hidrômetro pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo aplicativo Sanepar Mobile, disponível para iOS e Android. “Ao acompanhar, mês a mês, a variação registrada no hidrômetro, o usuário pode avaliar se está utilizando mais do que o necessário, melhorar seus hábitos de consumo, e evitar desperdícios. Foi um grande passo da Sanepar para estreitar o relacionamento com o cliente”, destaca o diretor-presidente Wilson Bley. Atualmente, 1.400 clientes utilizam o sistema de autoleitura.
Além de fomentar o controle consciente do consumo de água, a autoleitura incentiva a adesão à fatura digital, reduzindo o uso de papel e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. A Sanepar emite 3,5 milhões de contas impressas por mês em 345 municípios; no entanto, mais de 90 mil clientes já optaram pela fatura digital. Segundo a Companhia, essa economia de papel tem um impacto positivo significativo no meio ambiente.
Conhecido como “relógio da água”, o hidrômetro mede o consumo em metros cúbicos (m³). O cliente deve considerar apenas os quatro números na cor preta exibidos no contador, ignorando os dois últimos dígitos vermelhos. Para calcular o consumo mensal, basta subtrair a leitura do mês anterior do número atual apresentado no equipamento.
Aderir ao serviço é gratuito. Após acessar o site ou o aplicativo e navegar até a opção “autoleitura”, o cliente deve fazer login e aceitar participar do programa. A primeira autoleitura deve ser realizada dois dias antes da data prevista para a próxima leitura, que pode ser consultada na última conta. Por exemplo, caso a data informada seja 20/08/2025, o cliente precisa registrar os dados no dia 18/08/2025. Nesse dia, é necessário anotar os números pretos do hidrômetro e inseri-los no sistema.
O sistema cruzará os dados informados com a média histórica de consumo. Em caso de divergência, o cliente será questionado se deseja corrigir ou confirmar os números enviados. Caso o cliente esqueça de informar os dados no prazo, a Sanepar realizará a leitura convencional por meio de um agente de campo. Pelo site, também é possível conferir relatórios de leituras anteriores.
A Sanepar alerta para cuidados ao acessar o site por ferramentas de busca, como Google. A Companhia não utiliza links patrocinados, e o cliente deve evitar clicar em anúncios pagos para acessar os serviços. O objetivo da Sanepar é garantir a segurança e facilitar o acesso às informações pelos canais oficiais.