A Sanepar lançou uma nova ferramenta para facilitar a comunicação com a população na identificação e reparo de vazamentos. Agora, qualquer pessoa pode enviar fotos ou vídeos de possíveis vazamentos via WhatsApp para o número (41) 99544-0115. Para reportar um vazamento, o cidadão interage com a atendente virtual ‘Sane’. Após escolher a opção 2 para ‘Informar Vazamento ou alteração na Qualidade da Água’ e 3 para ‘Informar vazamento por foto ou vídeo’, é possível enviar evidências de vazamentos de água ou esgoto, sem precisar se identificar ou fornecer dados pessoais.
Essa medida visa aumentar a eficiência no atendimento, conforme explica o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti: “Acreditamos que ao usar este canal o cidadão estará prestando um grande serviço para a sociedade, pois nos ajudará a realizar um conserto na rede num menor espaço de tempo, evitando retrabalho. Desta forma, todos ganham, inclusive o meio ambiente.” O uso do WhatsApp, que se tornou popular entre os brasileiros, já proporciona cerca de 215 mil interações mensais desde que foi adotado pela Sanepar em janeiro de 2023.
Entre as ações da Sanepar está a utilização de um aparelho chamado geofone para localizar vazamentos não visíveis. O diretor de Operações, Sergio Wippel, destaca: “Sem dúvida, com a possibilidade de mandar imagens pelo WhatsApp as pessoas se sentirão mais à vontade para colaborar. Não levarão muito tempo e poderão ajudar, por exemplo, a equipe de geofone a cruzar dados e encontrar o ponto exato do rompimento de uma rede.”
A Sanepar investiu quase R$ 1,4 bilhão até setembro deste ano para expandir seus sistemas de água e esgoto. Além do WhatsApp, os cidadãos ainda podem informar vazamentos pelo telefone 0800 200 0115. Esse esforço é parte do combate às perdas no sistema de abastecimento, que incluem ações para localizar vazamentos, submedição e regularização de usos não autorizados.
Em casos de esgoto, é importante distinguir vazamentos de manobras operacionais ou entupimentos. Sinais de esgoto na sarjeta ou na rua podem indicar um problema que deve ser reportado. As equipes de manutenção realizam limpezas preventivas e corretivas, mas contam com a ajuda da população para uma resposta eficaz. “Diferentemente de um vazamento de água, que implica no desabastecimento da vizinhança, quando vaza o esgoto, sem dúvida, precisamos contar com a colaboração da comunidade para nos ajudar a localizar e resolver o problema”, reforça Wippel.
A liberação controlada de água em hidrantes, parte de operações para lavar a rede, também não deve ser confundida com vazamentos. Qualquer dúvida deve ser comunicada à Sanepar para verificações adicionais.