A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou, na última sexta-feira (21), o resultado final dos aprovados no Concurso Público realizado em 2024. A lista final, que passou pela apreciação de recursos e das comissões multidisciplinares, já está disponível nos sites da Sanepar e do Instituto AOCP, responsável pela organização do certame.
A próxima etapa será a homologação do concurso, prevista para o dia 7 de abril de 2025. Após essa fase, a companhia iniciará a convocação dos aprovados, conforme as regras estabelecidas nos editais. O certame prevê a abertura de 102 vagas para contratação imediata, além da formação de um cadastro reserva, que poderá ser utilizado de acordo com as demandas da empresa. O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Neste concurso, a Sanepar registrou mais de 56 mil inscrições, estabelecendo um marco histórico na Companhia pelo volume de candidatos. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou a relevância do concurso para a Companhia. “Essa marca extraordinária reflete a ambição e o desejo de milhares de cidadãos que sonham em fazer parte da maior e melhor empresa de saneamento do País”, comentou.
A edição também se destacou pelo enfoque em inclusão social. O concurso contou com medidas inéditas como a isenção da taxa de inscrição para 8.265 candidatos de baixa renda registrados no Cadastro Único, cidadãos que prestaram serviço eleitoral, doadores de sangue e de medula óssea. Além disso, as cotas sociais possibilitaram a inscrição de 4.916 candidatos autodeclarados negros, 1.064 pessoas com deficiência e 217 mulheres vítimas de violência doméstica.
O diretor administrativo da Sanepar, Fernando Guedes, reforçou a importância de ações inclusivas no certame. “Todas essas pessoas iniciam a carreira na empresa carregando o espírito social, de cidadania e solidariedade que compõem o DNA da Sanepar, evidenciando e vivenciando nossas diretrizes de diversidade, equidade e inclusão, na prática”, afirmou. Ele também ressaltou que as cotas adotadas refletem o compromisso da Companhia com as boas práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) e sua adesão às políticas de Gestão de Pessoas e de Diversidade, Equidade e Inclusão.
A Sanepar segue consolidando sua posição como referência em inclusão social, governança e atração de talentos, reafirmando seu papel no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento de suas práticas de cidadania.