WhatsApp
Facebook
Saiba como a TRI avalia as respostas e define a nota no Enem 2025

No próximo domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos realizarão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. Na ocasião, os participantes enfrentarão a prova de redação e 90 questões de múltipla escolha. Para obter um bom desempenho, será necessário mais do que conhecimentos em gramática, literatura e interpretação de texto. Também serão cobrados conteúdos das áreas de história, geografia, filosofia, sociologia e língua estrangeira (inglês ou espanhol), escolhida no momento da inscrição no Enem. Além disso, será crucial que os candidatos saibam administrar o tempo de prova, que tem duração de 5 horas e 30 minutos.

O pedagogo e professor de história Glauco Pinheiro, que leciona nos colégios Start Anglo Bilingual School e STG, no Rio de Janeiro, recomenda que os participantes leiam o tema da redação logo no início da prova e reservem entre uma hora a uma hora e meia para desenvolvê-la. “O estudante deve separar de uma hora a uma hora e meia para montar sua redação e deixar para ir para a prova depois desta parte”, orienta. Ele também alerta para que o candidato evite chutar as respostas por falta de tempo, pois isso pode prejudicar o cálculo da nota com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A prova do Enem exige muito a coerência pedagógica para se sair bem. A Teoria de Resposta ao Item, que chamamos de TRI, não vai adotar a quantidade de acertos que o candidato vai conseguir, e sim, sua coerência no Cartão-Resposta

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook