No próximo domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos realizarão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. Na ocasião, os participantes enfrentarão a prova de redação e 90 questões de múltipla escolha. Para obter um bom desempenho, será necessário mais do que conhecimentos em gramática, literatura e interpretação de texto. Também serão cobrados conteúdos das áreas de história, geografia, filosofia, sociologia e língua estrangeira (inglês ou espanhol), escolhida no momento da inscrição no Enem. Além disso, será crucial que os candidatos saibam administrar o tempo de prova, que tem duração de 5 horas e 30 minutos.
O pedagogo e professor de história Glauco Pinheiro, que leciona nos colégios Start Anglo Bilingual School e STG, no Rio de Janeiro, recomenda que os participantes leiam o tema da redação logo no início da prova e reservem entre uma hora a uma hora e meia para desenvolvê-la. “O estudante deve separar de uma hora a uma hora e meia para montar sua redação e deixar para ir para a prova depois desta parte”, orienta. Ele também alerta para que o candidato evite chutar as respostas por falta de tempo, pois isso pode prejudicar o cálculo da nota com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“A prova do Enem exige muito a coerência pedagógica para se sair bem. A Teoria de Resposta ao Item, que chamamos de TRI, não vai adotar a quantidade de acertos que o candidato vai conseguir, e sim, sua coerência no Cartão-Resposta







