WhatsApp
Facebook
Relatório comprova impacto positivo da fiscalização eletrônica em São José dos Pinhais

Um estudo técnico sobre a eficácia da fiscalização eletrônica de velocidade em São José dos Pinhais foi apresentado na manhã desta terça-feira (22), na Central de Treinamento do Paço Municipal. A análise foi elaborada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária a pedido da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt). O levantamento mapeou dados de monitoramento e sinistros de trânsito, incluindo a classificação por gravidade, além de identificar áreas prioritárias para instalação de radares e os principais Polos Geradores de Viagens (PGVs), como instituições de ensino, espaços de saúde, lazer, cultura, igrejas e órgãos públicos.

A pesquisa selecionou os locais prioritários para a instalação de radares com base em critérios técnicos. Entre os fatores analisados, destacam-se os pontos com alta sinistralidade, concentração de PGVs, infraestrutura preexistente, como lombadas ou travessias elevadas, além de sugestões apresentadas pela Prefeitura. O objetivo da iniciativa, segundo a Semutt, é alinhar a fiscalização eletrônica às políticas nacionais de trânsito, propondo melhorias e adaptações para salvar vidas e promover uma mobilidade urbana mais segura.

“Esse estudo valida nosso produto, que começou a ser implantado em 2023. Foram anos de análise técnica e nosso sistema de monitoramento é satisfatório, pois gera mais segurança aos são-joseenses”, destacou Lucas Pigatto, secretário municipal da Semutt. Ele ainda apontou que a adoção do sistema tem gerado resultados positivos, como a diminuição significativa no número de acidentes causados pelo excesso de velocidade. “Isso é perceptível também nos nossos equipamentos de saúde, que atendem menos acidentes gravíssimos”, afirmou.

Segundo o estudo, o modelo implantado está em conformidade com as diretrizes nacionais para a instalação de câmeras de fiscalização de velocidade. Lucas Pigatto enfatizou que, enquanto uma cidade de porte médio, São José dos Pinhais se beneficia com a utilização de radares, visto que eles fornecem uma resposta imediata aos desafios da segurança viária. “Somos uma cidade que cresce e se desenvolve, por isso precisamos incentivar políticas de velocidade segura, afinal, quanto maior a velocidade, maior o risco de sinistros graves, o que contribui para que o atendimento hospitalar seja mais complicado e a recuperação mais demorada”, acrescentou Pigatto.

Dados da Semutt confirmam que os radares instalados têm desempenhado papel importante na promoção da segurança no trânsito, refletindo na redução do número de acidentes e na melhoria da qualidade de vida da população. O estudo também ressalta o impacto da velocidade como fator de risco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada incremento de 1% na velocidade média aumenta em cerca de 4% o risco de acidentes fatais e em 3% o risco de acidentes graves. Além disso, pedestres atingidos a 65 km/h têm 4,5 vezes mais chances de morrer do que se fossem atingidos a 50 km/h.

Com a divulgação do relatório, São José dos Pinhais consolida um importante avanço na gestão da segurança viária, fortalecendo políticas públicas eficazes que prezam pela preservação de vidas e pela melhoria da mobilidade urbana.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!