WhatsApp
Facebook
Reforma na ponte entre a Lapa e Campo do Tenente interditará tráfego na PR-427 por até 90 dias

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciará, na próxima segunda-feira (18), a interdição da ponte sobre o Rio da Várzea, localizada na PR-427, entre os municípios da Lapa e Campo do Tenente. A medida é necessária para a realização de uma obra emergencial de reforma no tabuleiro da ponte, que apresenta danos nos grampos de fixação das chapas metálicas, rupturas nas soldas de ligação entre as chapas e o gradil, além de acúmulo de óleo sobre a estrutura.

De acordo com técnicos do DER/PR, os danos foram causados, em grande parte, pelo trânsito de veículos pesados que excedem os limites de peso e velocidade, fatores responsáveis também pelo acúmulo de óleo. Além disso, características estruturais e a idade avançada da ponte, construída no final do século XIX, contribuíram para os problemas registrados.

Com previsão de duração de até 90 dias, a interdição começará com o bloqueio total da ponte, por esta ser de via única. Dependendo do avanço dos serviços, o sistema pare-e-siga poderá ser implementado ou o bloqueio pode ocorrer apenas durante o dia. Como rota alternativa, o DER/PR sugere que caminhões utilizem as rodovias BR-476 e BR-116. Já veículos leves poderão optar por uma estrada municipal não pavimentada. Para facilitar a navegação, as vias de acesso contarão com sinalização indicando tanto a interdição quanto as rotas de desvio.

Os serviços planejados pelo DER/PR incluem a remoção completa das chapas metálicas existentes e a substituição por um gradil metálico de rolamento com fixação adequada ao tráfego da ponte. A obra também prevê reforços na treliça metálica e nos acessos dos dois lados da estrutura, além de limpeza e pintura geral. O investimento total será de R$ 2.503.540,30, com prazo de conclusão estimado em quatro meses.

Com extensão de 152,95 metros e uma pista de apenas 3,3 metros de largura, a ponte é uma construção centenária. Originalmente parte de uma antiga ferrovia, foi adaptada para o tráfego rodoviário na década de 1960.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP
Compartilhe
WhatsApp
Facebook