O governador do Paraná, Ratinho Junior, abriu vantagem para vencer Lula em um possível segundo turno na eleição presidencial de 2026, segundo a pesquisa da Futura divulgada nesta quinta-feira (6). Ele alcança 43,4% das intenções de voto, enquanto o petista soma 38,9%. Este é o maior percentual registrado pelo pré-candidato do PSD desde o início da série histórica, em julho de 2023.
Ratinho Junior apresentou crescimento superior a dez pontos percentuais desde meados do ano passado. Na primeira pesquisa da série, Lula tinha 47,3% contra 32,8% do atual governador do Paraná. A ascensão de Ratinho Junior tem sido contínua. Em relação ao levantamento de setembro, a vantagem também aumentou, quando ele tinha 42,4%, contra 40,5% de Lula.
O levantamento de outubro aponta que, além de Ratinho Junior, apenas Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro seriam competitivos contra Lula em segundo turno. Tarcísio registra 45,3% das intenções de voto, contra 39,5% do ex-presidente, enquanto Michelle Bolsonaro chega a 47,6%, contra 41,2% do petista. Nos outros cenários avaliados, Lula venceria: com 42% contra 38,3% de Romeu Zema e 40,3% contra 38,6% de Ronaldo Caiado.
Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados indicam o candidato sem uma lista prévia, Ratinho Junior é o governador mais bem posicionado, junto de Tarcísio de Freitas e à frente de nomes como Ronaldo Caiado, Ciro Gomes, Romeu Zema, Simone Tebet, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.
O levantamento foi realizado com 2 mil pessoas entre os dias 16 e 21 de outubro, envolvendo eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.







