WhatsApp
Facebook
Psicóloga de Quatro Barras é reconhecida como Cidadã Benemérita do Paraná

A psicóloga clínica e escritora Maria Helena Jansen de Mello Keinert foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná com o título de Cidadã Benemérita, em reconhecimento à sua longa trajetória de dedicação à causa autista.

Na mesma cerimônia, também recebeu o título de Cidadã Benemérita a ativista Berenice Piana, reconhecida nacionalmente por sua luta em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Berenice é prima do vice-governador Darci Piana, que esteve presente no evento e acompanhou a homenagem.

A honraria foi entregue durante sessão solene realizada na última segunda-feira (1º), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, por iniciativa da deputada Flávia Francischini (União Brasil), que também presidiu o evento.

Moradora de Quatro Barras, Maria Helena é fundadora do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (SELF) e atua há mais de 30 anos na área. Com ampla experiência no atendimento clínico, é também autora de duas obras voltadas ao tratamento de pessoas com TEA.

Psicóloga de Quatro Barras é reconhecida como Cidadã Benemérita do Paraná
Foto: Divulgação.A homenageada Maria Helena (ao centro) com os deputados e o vice-governador Darci Piana.

Durante a homenagem, a psicóloga destacou o significado da homenagem como uma vitória coletiva. “É um momento muito especial porque acredito que não estou aqui recebendo algo só para mim. Estou representando todas as pessoas autistas e, com isso, abrindo portas para mais inclusão. Quanto mais a sociedade compreende, mais ela respeita”, afirmou.

Ela também reforçou a importância do conhecimento sobre o TEA. “Autismo não é só criança, não é só como nos filmes. Ele está presente na vida real — em crianças, adolescentes e adultos — e precisamos aprender a lidar com isso com empatia e informação”.

A deputada Flávia Francischini, primeira vice-presidente da Casa, ressaltou a relevância da atuação de Maria Helena e prestou homenagem também à ativista Berenice Piana, autora da lei que leva seu nome, fundamental na consolidação de direitos para pessoas com TEA.

“Este evento representa não apenas um reconhecimento, mas também um compromisso contínuo com políticas públicas que assegurem um futuro mais acessível e acolhedor para todos”, declarou a parlamentar.

Além de Maria Helena, outras personalidades e instituições também foram homenageadas com menções honrosas pelo trabalho em prol da causa autista, entre elas: 

  • Luciana Saito Azevedo Massa, primeira-dama do Paraná
  • Capitã Jéssica Simeao Freiberger e Major Wagner de Araújo, da Polícia Militar do Paraná
  • Halleson Stieglitz, pai de autista e vereador de Paranaguá
  • Edson Higa, odontopediatra especializado
  • Fernanda Rosa, presidente do Instituto Anjo Azul
  • Lara Rodrigues Alvim Gonçalves de Lima, presidente da Amusp
  • A Sociedade Rural de Astorga
  • A Polícia Militar do Paraná e a Banda da PMPR
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!