Um projeto que une esporte, inclusão e desenvolvimento humano segue fazendo a diferença na vida de crianças e adolescentes neurodivergentes na região de Quatro Barras e Curitiba. Há 16 anos em atividade, a Escola de Golfe para Jovens com Necessidades Especiais, desenvolvida pelo Instituto Golfe + Inclusão, é uma iniciativa conduzida pelo professor de Educação Física e profissional de golfe Marcos Farias, que há quase duas décadas se dedica a ensinar muito mais do que técnica esportiva: ele promove valores como caráter, cordialidade e educação através da prática do golfe.
As aulas acontecem uma vez por mês, aos sábados, no Clube Alphaville Graciosa, em Pinhais, que cede gratuitamente o espaço e a estrutura para o projeto. As atividades iniciam às 15h e se encerram às 16h30, reunindo atualmente 16 alunos com diferentes perfis de neurodivergência, incluindo jovens com síndrome de Down, autismo e outras condições do espectro. A maioria dos participantes reside em Quatro Barras.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Quatro Barras e da empresa New Holland, que são parceiras da iniciativa. A seleção dos alunos é feita em colaboração com instituições como a Associação Reviver Down, a Escola Joana Valache (de Quatro Barras) e a Escola Primavera (de Curitiba), priorizando jovens de baixa renda e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Inspirado em uma iniciativa argentina chamada “Hemeaquí” (que significa “Eis-me aqui”), o projeto enfrentou no início o desafio do preconceito. Mas com persistência e propósito, Marcos iniciou as atividades em 2009, no Clube Curitibano, local onde trabalhava à época.
Desde então, ele adaptou toda a metodologia e os princípios do golfe para atender esse público específico. “Por exemplo, durante a aula, eles não podem ficar mais de 10 minutos na mesma posição ao realizar a tacada”, explica o professor. A atenção à individualidade de cada aluno é um diferencial que faz do projeto uma referência.

Mais do que ensinar um esporte, o projeto busca formar cidadãos. “Eles aprendem valores que levam para toda a vida: respeito, caráter e convivência coletiva. Isso vai muito além do campo de golfe”, reforça Marcos.
Modelo pioneiro no Brasil
O projeto é considerado único no Brasil no segmento social, sendo o único registrado em que um profissional de golfe ministra aulas gratuitas para jovens com necessidades especiais. Além do impacto direto na vida dos alunos, a proposta representa um modelo inovador de inclusão por meio do esporte.
Para o futuro, o Instituto Golfe + Inclusão espera receber emendas parlamentares que possibilitem a ampliação das atividades e o atendimento de mais alunos. Atualmente, há quatro vagas abertas para novos participantes, e famílias interessadas podem entrar em contato com o professor.
Como lema, o projeto carrega duas palavras que o definem desde o início: Perseverança e gratidão.