A entrada de materiais de construção na Ilha do Mel, localizada no litoral do Paraná, será proibida durante a temporada de verão. A determinação foi publicada pelo Instituto Água e Terra (IAT) no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (10).
A medida será válida entre os dias 15 de dezembro e 23 de fevereiro de 2026. Conforme o diretor de patrimônio natural do IAT, Rafael Andreguetto, o objetivo é “facilitar o fluxo de visitantes e evitar a sobrecarga nas trilhas naturais que cortam a Unidade de Conservação”.
Segundo o texto da portaria, a restrição não abrange obras de utilidade pública e de interesse social, desde que estejam em conformidade com um cronograma previamente aprovado pelo órgão ambiental.
No restante do ano, o transporte de materiais de construção continuará sendo permitido, mas dependerá da emissão de um Termo de Anuência pela Coordenação da Unidade de Administração da Ilha do Mel, vinculada ao IAT. Além disso, haverá restrições nos feriados e finais de semana.
A portaria ainda ressalta que as pessoas que adquirirem, transportarem, armazenarem, distribuírem ou compartilharem materiais de construção fora das regras estabelecidas estarão sujeitas a penalizações previstas para infrações ambientais.







