WhatsApp
Facebook
Programação cultural marca o Dia da Consciência Negra com eventos gratuitos e alterações nos horários de museus

Espaços culturais geridos pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) terão horários alterados nesta quinta-feira, 20 de novembro, em função do feriado do Dia da Consciência Negra. Algumas instituições funcionarão normalmente, como o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) e o Museu Casa Alfredo Andersen.

No Centro Cultural Teatro Guaíra, o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe o Coral Negro de Curitiba e a Orquestra Pretafrocello em um espetáculo inédito que destaca a cultura afro-brasileira por meio da música, arte e resistência. As apresentações acontecerão em duas sessões, às 17h e às 20h, com entrada gratuita. Para participar, é necessário retirar os ingressos no Sympla.

Já o Auditório Glauco Flores Sá de Brito (Miniauditório) apresentará a Mostra Garalhufa, com o espetáculo “F60.3 – Hoje eu estou sentindo muito”. A peça é uma produção de dança-teatro inspirada nas vivências relacionadas ao Transtorno de Personalidade Borderline e será exibida no dia 20, às 20h30. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), disponíveis no Disk Ingressos e na bilheteria do Teatro Guaíra.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que funciona temporariamente nas salas 08 e 09 do MON, também estarão abertos ao público das 10h às 17h30. No MAC, a exposição “EntreLinhas, Cores e Linguagens – 55 Anos de MAC-PR” está em cartaz, reunindo obras de mais de 80 artistas que abordam diferentes escolas e gerações. A curadoria é de Maria José Justino e Marcelo Conrado. Por outro lado, o espaço Sede Adalice Araújo, administrado pelo MAC na Secretaria de Estado da Cultura, não terá expediente no feriado.

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) funcionará em horário normal, das 10h às 17h. O Museu Paranaense também estará aberto, das 10h às 17h30. Já o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) contará com funcionamento parcial no dia 20. O edifício histórico situado no Palácio da Liberdade está em reforma e será reaberto oficialmente no próximo dia 26 de novembro. Contudo, o espaço do antigo Centro de Triagem, atualmente dedicado ao Projeto Cárcere no MIS, estará aberto ao público das 10h às 12h e das 14h às 17h com a exposição “Desse Lado do Muro”.

Desde este ano, 2023, o Dia da Consciência Negra é considerado feriado nacional, homenageando a memória de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da resistência contra a escravização e da busca pela liberdade. A data promove a reflexão sobre as lutas, a resistência e as contribuições da população negra na história e na construção do Brasil.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook