Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Programa Paraná Sem Dor fornece medicamentos de alto custo de forma gratuita aos pacientes de Campina Grande do Sul

Pessoas que sofrem de doenças crônicas compreendem perfeitamente as dificuldades nos gastos recorrentes com medicamentos, ainda mais quando o valor de determinadas medicações ficam acima de R$ 2 mil. Uma das alternativas para aliviar esse problema foi a implantação da Farmácia Especial do Estado, anexa ao Centro de Especialidades Médicas Antonio de Souza no bairro Moradias Timbu em Campina Grande do Sul.

Em funcionamento desde junho de 2020, a farmácia faz parte do Programa Paraná Sem Dor  e tem sido uma via de acesso a medicações para aqueles pacientes que mais precisam. “Aqui disponibilizamos  antibióticos, antidepressivos, remédios controlados e de uso contínuo, insulinas caras, hormônios, diuréticos, entre outros”, comenta a auxiliar técnica de farmácia, Patrícia Palmeiro, que também ajudou a montar e desenvolver todo o trabalho que é realizado no local.

Programa Paraná Sem Dor Fornece Medicamentos De Alto Custo De Forma Gratuita Aos Pacientes De Campina Grande Do Sul
Foto: Divulgação. A farmácia atende uma média de 200 pacientes todos os dias.

A farmácia centraliza toda a distribuição das medicações no município, serviço que antes era feito pela UBS da Sede. São mais de 5 mil medicamentos, 3 mil só de responsabilidade do município, disponibilizados de forma gratuita à população para tratamento de mais de 90 tipos de doenças. Vale lembrar que a farmácia disponibiliza tanto as medicações básicas quanto as de alto custo; já aquelas medicações básicas para diabetes e hipertensão, por exemplo, continuam sendo disponibilizadas nas demais UBSs locais.

Na farmácia os profissionais são treinados para prestarem um atendimento humanizado. “Nossos colaboradores são treinados para um atendimento padronizado, procurando sempre suprir todas as necessidades. Gostamos muito do que fazemos e procuramos ajudar a todos com muito carinho e responsabilidade”, destaca a auxiliar técnica de farmácia, Patrícia Palmeiro.

Programa Paraná Sem Dor Fornece Medicamentos De Alto Custo De Forma Gratuita Aos Pacientes De Campina Grande Do Sul
Foto: Divulgação. A auxiliar técnica de farmácia Patrícia Palmeiro com a paciente Ivanilda Bueno.

A farmácia conta ainda com o acompanhamento do farmacêutico Miterram Castro, que fica de prontidão para atendimento dos pacientes. “Fico responsável em acompanhar a urgência de cada paciente. Consigo dispensar a medicação de acordo com a necessidade de cada um, podendo até disponibilizar uma quantidade maior ao paciente, principalmente se ele reside na área rural ou possui alguma debilidade”, comenta.

Diariamente o local atende uma média de 200 pacientes disponibilizando medicações que nas farmácias convencionais chegam a custar – em alguns casos – quase R$ 40 mil. “Com esse novo método de distribuição de medicamentos percebeu-se a eliminação da fila de espera não só no Centro de Especialidades Médicas como em outras unidades de saúde”, comenta a coordenadora da unidade, Solange Spak.

O atendimento humanizado prestado na farmácia é reconhecido pela paciente Ivanilda Bueno. “Sou natural de São Paulo e venho todos os meses buscar minha medicação. Desde que vim morar na cidade tenho sido muito bem atendida aqui farmácia. O atendimento é excelente!”.

Quem pode ter acesso

Qualquer munícipe que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) pode ter acesso aos medicamentos. Para isso, é necessário realizar um cadastro no próprio Centro de Especialidades Médicas que fica na rua Celestino Ferrarini, n.º 383. Os documentos exigidos são: receita médica do SUS, cópia dos documentos RG e CPF, cartão SUS e comprovante de residência. A medicação solicitada só é liberada após aval do Estado. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp