Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da carreira técnico-administrativa da rede de universidades ligadas ao Governo do Estado podem participar de cursos gratuitos de idiomas. O programa Paraná Fala Idiomas oferece 4.280 vagas para aulas de espanhol, francês e inglês em sete universidades estaduais. As inscrições se encerram entre 14 de março e 11 de abril, dependendo da instituição.
As turmas abrangem diferentes níveis de ensino, e interessados em integrar turmas avançadas poderão realizar uma prova de nivelamento. Essa é uma ação estratégica da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), financiada com recursos do Fundo Paraná de apoio científico e tecnológico. O objetivo principal do programa é fomentar a internacionalização e a produção científica regional, além de facilitar o acesso a textos acadêmicos e promover a mobilidade internacional de alunos da rede estadual de ensino superior.
Do total de vagas, 1.835 são destinadas a cursos de inglês, 1.145 para francês e 1.300 voltadas ao aprendizado ou aperfeiçoamento da língua espanhola. O programa também estabelece parcerias com outros países, possibilitando iniciativas conjuntas de capacitação e qualificação.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Eliane Segati Rios, o Paraná Fala Idiomas busca fortalecer a internacionalização das universidades estaduais. “O programa oferta cursos em diferentes idiomas, desde o nível básico até o avançado, buscando sempre um olhar para os fins específicos que apoiarão as ações de internacionalização das nossas universidades”, afirma.
HISTÓRIA – Criado em 2014, o programa inicialmente disponibilizava cursos semestrais de nível intermediário e pós-intermediário para preparação do exame TOEFL (Test of English as a Foreign Language) iBT (Internet Based Test), que avalia leitura, escrita, fala e compreensão em inglês. Em 2017, a iniciativa foi ampliada, superando o caráter exclusivamente preparatório para tornar-se parte integrante dos programas permanentes da secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado.