O Museu do Amanhã abrirá inscrições para a oitava edição do programa de formação Inspira Ciência na próxima segunda-feira (8).
Voltado para professores da educação básica de todo o país, o programa oferece oportunidade de atualização em ciências, abrangendo temas como astronomia, geologia, paleontologia, biologia e ecologia.
Segundo Nina Pougy, gerente de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã, o programa busca atualizar os professores e incorporar novos elementos e conceitos em suas aulas. Nesta oitava edição, serão oferecidas 200 vagas, com inscrições abertas até 12 de maio e resultados divulgados em 17 de maio.
As três primeiras edições do Inspira Ciência foram presenciais, mas a partir de 2020, devido à pandemia da covid-19, o programa se tornou online. A mudança foi bem recebida, permitindo a participação de professores de todo o Brasil. Mais de 5,4 mil professores se inscreveram para a última edição, e mais de 900 concluíram o curso.
O programa também visa formar uma rede entre professores de todo o país, promovendo a troca de experiências e informações. Os encontros serão realizados virtualmente em cinco datas, com palestrantes convidados abordando temas fundamentais em ciência e tempo dedicado à interação entre os participantes.
Além disso, o conteúdo gravado (videoaulas) estará disponível na plataforma da empresa IBM, patrocinadora do projeto, e em parceria com o Canal Futura, será disponibilizado um conteúdo mais introdutório na plataforma educacional do Futura no segundo semestre. O programa é realizado em parceria com o British Council.
O Museu do Amanhã é um equipamento da prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).