WhatsApp
Facebook
Programa Dignidade Menstrual amplia acesso com autorizações nas UBSs de todo o país

Agora está mais fácil acessar os absorventes gratuitos do Programa Dignidade Menstrual, uma iniciativa do governo federal que assegura produtos de higiene para mulheres e adolescentes em vulnerabilidade. A partir desta terça-feira (28), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil também podem emitir a autorização necessária para a retirada dos absorventes em farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.

Anteriormente, a documentação era obtida exclusivamente pelo aplicativo Meu SUS Digital, dificultando para quem não tem acesso à internet ou enfrenta problemas no sistema. Com a mudança, qualquer pessoa pode solicitar o documento na UBS mais próxima, onde o profissional de saúde emite e imprime a autorização no momento.

### Como retirar os absorventes

Quem preferir seguir pelo aplicativo ainda pode fazê-lo: basta acessar o Meu SUS Digital, selecionar o Programa Dignidade Menstrual e clicar em ‘emitir autorização’. O documento tem validade de 180 dias, permitindo que a beneficiária retire 40 absorventes por emissão, suficientes para aproximadamente dois ciclos menstruais.

Além de facilitar o processo, a nova opção de emissão nas UBSs permite que as equipes de saúde identifiquem e orientem potenciais beneficiárias, ampliando o alcance da política pública em todo o território nacional.

### Quem tem direito

O programa atende mulheres de 10 a 49 anos que preencham pelo menos um dos critérios abaixo:

– Inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
– Estudantes de baixa renda da rede pública;
– Em situação de rua.

Uma atualização importante é que adolescentes de 12 a 16 anos agora podem retirar os absorventes gratuitamente sem a presença de pais ou responsáveis.

Desde o início do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de mulheres já foram beneficiadas, com a distribuição de mais de 376 milhões de absorventes em todo o Brasil. Essa iniciativa visa promover saúde, dignidade e autonomia para mulheres em todo o país.

### Para retirar nas farmácias

Após a emissão da autorização, basta apresentar um documento oficial com foto, o CPF e a autorização na forma impressa ou digital em uma unidade credenciada ao programa Farmácia Popular.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook