A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Ação Social, Família e Cultura, implantou no município o programa “Idoso bem Cuidado” que concede adaptações nas residências onde moram pessoas com mais de 60 anos.
A iniciativa tem como foco a mobilidade e a segurança dos idosos dentro de casa. Para ter acesso ao programa, as pessoas precisam estar vinculadas ao CadÚnico.
Recentemente, o prefeito Bihl Zanetti e a secretária de Ação Social, Vanessa Dal Ponte, visitaram uma das primeiras residências contempladas com o programa. Na oportunidade, Bihl comentou sobre a iniciativa. “Esse importante programa foi concebido por meio de um estudo realizado com profissionais. O melhor de tudo é que essa iniciativa, auxilia na prevenção das quedas de pessoas idosas dentro de suas casas. Fico feliz em saber que estamos oferendo uma melhor qualidade de vida para essas pessoas, promovendo a acessibilidade dentro dos lares, pois sabemos que a se trata de uma necessidade para elas”, disse o prefeito Bihl.
A instalação das barras é realizada por uma equipe da Secretaria de Ação Social, Família a e Cultura, com apoio de outras secretarias. As barras em geral são instaladas nos sanitários das residências dos idosos e resistem ao peso de até 150 quilos, respeitando as normas e padrões estabelecidos pela ABNT. Os investimentos são oriundos de recursos próprios do município.
A secretária Vanessa Dal Ponte destacou a segurança ao idoso oferecida pelo programa. “Ao evitar queda, evita-se problemas mais graves como o trauma psicológico. Quando o idoso sofre uma queda, em geral, acaba ocasionando uma lesão grave, é necessário o envolvimento de toda a família para ajudar no pós-trauma. A barra de apoio é uma segurança a mais e uma mão amiga no dia-a-dia do idoso”.
A secretária informou que outros equipamentos similares devem ser instalados em 10 casas nas próximas semanas.