O programa Aprova Paraná Universidades, chamado popularmente de ‘Enem do Paraná’, disponibilizará 3,7 mil vagas para estudantes da rede pública ingressarem em universidades estaduais. Segundo o Governo do Estado, o processo de seleção dos participantes será baseado na nota obtida na Prova Paraná Mais, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro nas escolas estaduais.
Por meio do Aprova Paraná, o Governo pretende destinar 20% das 19 mil vagas anuais das universidades estaduais aos alunos das escolas públicas do Paraná.
Uma das regras para participar do programa é que o candidato não pode zerar a redação. Esta iniciativa abrange as seguintes universidades estaduais: Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), participar do Aprova Paraná não impede que os estudantes tentem ingressar nas universidades por outros meios, como os vestibulares tradicionais ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As notas da Prova Paraná Mais serão divulgadas em janeiro. Após a publicação, os estudantes que alcançarem as notas de corte das instituições terão prazo para escolher entre os cursos e universidades oferecidos pelo programa. Cada aluno poderá optar por até dois cursos, que poderão ser da mesma instituição ou de diferentes. O processo de escolha será feito de forma online a partir de 19 de janeiro.







