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Produção do Renault Sandero é encerrada no Brasil após quase 20 anos de história

O Renault Sandero, um dos carros mais populares do Brasil, teve sua produção finalizada na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná, após quase 20 anos de mercado. O modelo, que já foi um dos mais vendidos pela marca no país, estava sendo comercializado apenas na versão Stepway, com motor 1.0 aspirado e visual aventureiro. Agora, o hatch sai de cena para dar lugar ao novo Renault Kardian.

O encerramento da produção do Sandero reflete a tendência do setor automotivo nacional, que aos poucos tem abandonado os hatches compactos em prol de SUVs, segmento em alta. O Sandero, por sua vez, será substituído por um B-SUV destinado a competir com rivais como Fiat Pulse e, em breve, o Volkswagen T-Cross.

Ao longo de sua trajetória, o Sandero destacou-se pelo espaço interno generoso, superior ao de alguns hatches médios. O porta-malas de 320 litros também era um diferencial importante. No entanto, o modelo apresentava pontos fracos no quesito segurança, com resultados insatisfatórios em testes do Latin NCAP. Ainda assim, em tempos recentes, tornou-se uma escolha viável para motoristas de aplicativos.

Lançado em 2007, o Sandero foi derivado do Dacia Logan e marcou a história da Renault, sendo o primeiro modelo da marca revelado fora da Europa. O hatch chegou ao mercado brasileiro em dezembro do mesmo ano, enfrentando concorrentes como Fiat Palio, Volkswagen Gol e Ford Fiesta. Inicialmente, a Renault apostou em veículos de sua marca romena, adaptando-os para o mercado nacional.

Em 2009, o Sandero Stepway foi introduzido, explorando o apelo aventureiro com suspensão elevada para fazer frente ao Volkswagen CrossFox. O sucesso da versão foi tamanho que, anos após, o Stepway passou a ser tratado como um modelo distinto dentro da linha Renault. Enquanto na Europa o modelo recebia atualizações em 2012, o Brasil só viu mudanças significativas na versão de 2014, mantendo o apelo de robustez e acessibilidade do hatch.

Outro marco relevante veio em 2015, quando a Renault lançou o Sandero RS. A versão esportiva, equipada com motor 2.0 de 150 cv e ajustes desenvolvidos pela Renault Sport, consolidou-se como um dos esportivos com preço mais competitivo do mercado. A produção do modelo foi encerrada em 2021 com a edição especial RS Finale.

O fim do Sandero segue uma tendência que já retirou de cena modelos como Volkswagen Gol, Ford Ka, Fiat Uno e Toyota Etios nos últimos anos. O segmento de hatches compactos tem dado cada vez mais espaço para SUVs, que oferecem maior margem de lucro para as montadoras. Apesar disso, modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Renault Kwid seguem com boas vendas no mercado.

A Renault decidiu não trazer para o Brasil a terceira geração do Sandero, lançada na Europa em 2020, optando por concentrar esforços nos SUVs. Nem mesmo o icônico Clio chegou no mercado brasileiro. O Kardian, um SUV de porte próximo ao de um hatch compacto, reforça essa migração no portfólio da marca e destaca a transformação que o setor automotivo está vivenciando no Brasil e no mundo.

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