WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Produção de veículos registra aumento em comparação com fevereiro, indica Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou hoje (8) que, em comparação a fevereiro, o licenciamento e a produção de veículos no Brasil registraram aumento em março. Contudo, ambos os índices apresentaram declínio em relação ao mesmo período do ano anterior.

O licenciamento cresceu 13,6% em relação a fevereiro, totalizando 187 731 unidades comercializadas, abrangendo veículos leves, caminhões e ônibus. Entretanto, em comparação a março de 2023, houve uma queda de 5,7%, atribuída ao menor número de dias úteis em março deste ano.

Quanto à produção, esta cresceu 3,2% em relação a fevereiro, totalizando 195.751 unidades montadas. Apesar disso, comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 11,8%.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou que a média diária de vendas em março foi de 9,4 mil unidades, salientando que a primeira semana de abril deste ano foi a melhor desde 2014, apontando para uma tendência de crescimento do mercado.

As exportações apresentaram aumento de 6,5% em relação a fevereiro, registrando o melhor resultado em sete meses. No entanto, comparado a março do ano anterior, houve uma queda de 28%, influenciada principalmente pela diminuição nos mercados de destino, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai, bem como pelo mercado mexicano, que teve uma queda sazonal em março.

Quanto ao emprego no setor, houve uma estabilidade, com leve crescimento em relação a fevereiro, mas uma pequena queda em comparação a março de 2023. Em março, 101.404 pessoas estavam empregadas no setor, representando um aumento de 0,7% em relação a fevereiro e uma diminuição de 0,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli