Com a proximidade do Dia dos Pais, muitas lojas enchem suas vitrines com promoções e sugestões para atrair consumidores. Para evitar problemas, o Procon-PR ressalta que as informações sobre preço à vista e a prazo, número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas de forma clara e legível. Caso haja diferença entre o preço exposto na vitrine e o preço no produto, prevalece o menor valor. O Procon-PR também reforça que os fornecedores podem aplicar preços diferentes para pagamentos no cartão de crédito, débito ou em dinheiro.
O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, afirma: “Todo pai fica feliz ao receber presentes, mas fica ainda mais feliz quando sabe que seus filhos tomam decisões sábias na hora de fazer uma compra. Por isso, não compre por impulso e evite fazer dívidas”.
A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta que os consumidores verifiquem, no momento da compra, se a mercadoria pode ser trocada. “É importante combinar se há essa possibilidade de troca no momento da compra”, diz ela, recomendando ainda o pedido da nota fiscal. “Exigir nota fiscal é fundamental, porque vai possibilitar que o consumidor reclame caso haja algum problema”, acrescenta. Independentemente do valor do presente, Claudia recomenda atenção ao tipo de produto que agrade o perfil do pai e ao planejamento financeiro para evitar prejuízos futuros.
Para economizar, a dica é pesquisar preços. No caso de compras online, é essencial verificar o endereço eletrônico do site, que deve começar com “https://”, e buscar o cadeado de segurança na tela. Outros cuidados incluem evitar sites que não informem telefone, endereço ou CNPJ, e imprimir os comprovantes de compra com a descrição do pedido, além de guardar o e-mail de confirmação com a data de entrega. O Procon-PR lembra que compras feitas fora de estabelecimentos comerciais – como pela Internet, por telefone ou catálogo – permitem a desistência em até sete dias após o recebimento do produto ou assinatura do contrato, com a devolução de valores pagos.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) dá prazo de 30 dias para reclamações de vícios aparentes em produtos não duráveis, como alimentos e produtos de higiene, e 90 dias para produtos duráveis, como roupas e eletrônicos. Aparelhos eletroeletrônicos devem conter manual de instruções em português, termo de garantia preenchido e nota fiscal. O Procon-PR aconselha que o consumidor teste os equipamentos no momento da compra. A troca só é obrigatória em caso de defeito. Portanto, para roupas, calçados e acessórios, é fundamental verificar as condições de troca e solicitar que essas informações sejam registradas na nota fiscal.
Produtos nacionais e importados precisam apresentar informações claras e em língua portuguesa sobre características, qualidade, quantidade, preço, validade, garantia e eventuais riscos à saúde ou segurança. Alimentos, produtos de higiene, cosméticos e bebidas industrializadas devem indicar número de lote e registro no Ministério da Agricultura ou da Saúde.
Com essas orientações, o Procon-PR busca garantir uma experiência de compra segura e sem complicações para o Dia dos Pais.