A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu nesta terça-feira (5) dois homens, de 32 e 36 anos, pelos crimes de caça ilegal de animais silvestres, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa. As prisões ocorreram nos municípios de Guaratuba, no Litoral, e Tijucas do Sul.
De acordo com o delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, a ação faz parte de uma operação conjunta entre as duas corporações para intensificar o combate à caça ilegal no Estado. A atuação contou com a Força Verde da PMPR, unidade dedicada à proteção ambiental em todo o Paraná.
Durante a operação, dois mandados judiciais foram cumpridos, resultando na apreensão de sete armas de fogo com numeração suprimida, centenas de munições de diferentes calibres, utensílios empregados em atividades de caça e três animais silvestres mortos, sendo dois tatus e uma paca.
“As investigações continuam para identificar outros envolvidos. A PCPR e a PMPR orientam que informações sobre o crime de caça ilegal sejam repassadas por meio de denúncias”, declarou o delegado.
A população pode colaborar no combate ao crime de caça ilegal por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas pelos telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia. Caso o crime esteja ocorrendo no momento, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo número 190.