Os primeiros exames práticos do programa CNH na Mão já foram realizados em Quatro Barras, mostrando resultados animadores para alunos e instrutores. A iniciativa, que leva a aplicação dos testes para dentro do município, teve como destaque o aumento na taxa de aprovação, cerca de 20% maior em relação às avaliações anteriores realizadas fora da cidade.
Os testes começaram na sexta-feira, 17 de outubro, e continuaram nesta semana, segunda, terça e quarta-feira, dias 27, 28 e 29 de outubro, abrangendo as categorias A, B, C e D — carros, motos e caminhões. Todos foram realizados na Autoescola Gomes e Liz, com a presença de avaliadores do Detran-PR. Um dos grandes diferenciais do programa é que, após a aprovação, os candidatos recebem a Carteira Nacional de Habilitação digitalmente no celular, na mesma hora.

Aprovação e impacto para os alunos
Para o diretor da autoescola, Juliano Gomes de Liz, a mudança foi decisiva para melhorar o desempenho dos alunos. “Antes, eles precisavam se deslocar até Curitiba, enfrentar trânsito e organizar transporte, o que gerava muito estresse. Aqui, eles se sentem à vontade, conhecem as ruas e têm a torcida da família. Isso aumentou a aprovação e torna o processo mais tranquilo”, afirmou.

Nos primeiros exames de moto, a taxa de aprovação chegou a 100%, enquanto nos testes de carro o índice foi de 80%. Juliano destaca que cerca de metade do desempenho prático depende do estado psicológico do candidato, apontando a importância de realizar os testes em um ambiente conhecido e confortável.
O impacto do programa também foi destacado pelos próprios alunos. A professora Fátima Rosinek comemorou o resultado: “Estou muito feliz. Para falar a verdade, não esperava. Fazer o teste aqui no município foi fundamental, porque é onde a gente pratica as aulas. Facilitou bastante.”

Já Cristiane de Pina Mota, auxiliar de serviços gerais, destacou a tranquilidade de realizar o exame conhecendo as ruas da cidade. “Foi maravilhoso. Fiquei mais calma, muito melhor do que se tivesse que ir para outra cidade. Agora é só ir à luta e correr atrás dos outros sonhos.”
Juliano reforça: “É uma maneira de aproximar o Detran da população, melhorar a experiência dos alunos e fortalecer os municípios. O Paraná está muito à frente em educação de trânsito, e iniciativas como essa mostram que tecnologia e logística podem caminhar juntas em benefício da comunidade”.







